Empresário Jorge Boeira - pré-candidato a governador de Santa Catarina pelo PDT
Jorge Catarino Boeira é engenheiro mecânico e empresário. Já foi professor da Escola Técnica Federal de Santa Catarina e, por quatro vezes, deputado federal.
Em todos os mandatos, representou o trabalhador catarinense. E pautado, também, pela defesa da educação pública e de qualidade, foi o responsável direto pela interiorização da UFSC.
Durante quase 50 anos, a instituição foi a única universidade pública do estado e tinha apenas um campus, em Florianópolis. Mas, a partir de 2004, graças à destinação de emendas do então deputado Boeira, surgiu o campus de Araranguá, no Sul do estado, e hoje os estudantes de outras 22 cidades têm acesso ao mesmo ensino superior gratuito.
Já na área da educação profissionalizante, mais recursos indicados por Boeira tornaram possível a instalação do Instituto Federal de Educação em Araranguá e em Tubarão. Na Educação Infantil, garantiu a construção e a manutenção de creches em diversos municípios catarinenses.
Deu atenção à agricultura familiar, com incentivo às cooperativas formadas por pequenos produtores. Articulou para que 75% dos royalties da exploração de petróleo no Pré-Sal fossem destinados à educação e, 25%, para a saúde.
Em cada um de seus mandatos, por meio de um rigoroso controle de gastos do gabinete, esteve entre os primeiros do ranking de parlamentares que menos utilizavam o dinheiro público para exercício de suas atividades.
Agora, Jorge Boeira aceitou o desafio e é pré-candidato a governador de Santa Catarina pelo Partido Democrático Trabalhista.
Em agenda no Sul do estado, o pré-candidato a governador Jorge Boeira (PDT) esteve no Hospital São José, em Criciúma. Em reunião com a diretoria, ele conheceu a realidade das instituições filantrópicas e em Santa Catarina.
Texto e foto: Audrey Mafiolete