Empresa Júnior se destaca como a maior do segmento na área da matemática no Brasil
Fundada em 2018 por um grupo de acadêmicos do curso de Matemática da Unesc, a Promat Júnior, que conta com a participação de acadêmicos e uma professora doutoranda da Universidade, está se consolidando como a maior empresa júnior de matemática do Brasil no ranking de faturamento da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior.
A excelente posição em nível nacional alcançada pela equipe é atribuída ao contrato firmado com a Prefeitura de Criciúma para atividades de formação de professores, o que inclui a contratação de nove acadêmicos bolsistas para desempenhar as ações.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o resultado é extremamente expressivo e digno de reconhecimento. “A criação das nossas empresas juniores tem como objetivo realizar projetos e serviços que impulsionam o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes, preparando-os para o mundo do trabalho e promovendo o empreendedorismo na região”, diz Luciane.
Segundo ela, isso está alinhado com a visão da Unesc, uma Universidade Comunitária, que coloca o estudante no centro da aprendizagem e no protagonismo em busca de solução para problemas reais. “Acredito que esse projeto reflete a essência da nossa Graduação Multi e o compromisso com uma educação transformadora”, afirma a reitora.
Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, a Promat é um case que representa a liderança empreendedora dos nossos estudantes. “A Unesc desde 2014 tem investido no apoio ao desenvolvimento de negócios juniores. Acreditamos numa formação pautada na experiência do estudante alinhada com espaços de aprendizagem com situações reais”.
Ela ainda acrescenta a importância de a Unesc figurar num lugar de destaque em âmbito nacional, pois tal conquista representa o quanto o protagonismo estudantil pode alçar voos cada vez maiores. “O protagonismo e a liderança empreendedora dos nossos empresários juniores tem muito valor para o mundo do trabalho. Temos a certeza de que cada estudante empresário junior se transforma em um profissional altamente diferenciado, em que após a conclusão da graduação se tornam desejados no mercado”, menciona.
Inovação na Matemática
A Promat oferece uma variedade de serviços, como aulas particulares, cursos de Matemática básica e intensivos para processos seletivos. No entanto, o maior destaque é voltado para as assessorias pedagógicas, que são modelos de negócios Business-to-Government (B2G) oferecidos às prefeituras.
De acordo com o presidente da Promat, Leonay Camargo Padilha, essas assessorias oferecem formações destinadas aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante os encontros, os estudantes universitários do curso de Matemática acompanham as aulas, visando aprimorar o ensino e fornecer o suporte necessário.
Segundo ele, o trabalho em parceria com os docentes municipais posiciona a empresa júnior em um patamar de faturamento que se destaca no cenário das empresas juniores.
“Além de ter um ticket médio mais alto por ser B2G e estar presente nas escolas de Criciúma, também gera bolsas para os acadêmicos do curso de Matemática que desejam atuar em uma empresa júnior. Essas bolsas são destinadas aos assessores de turma”, explica Padilha, enfatizando que o faturamento da empresa em 2023 foi de quase R$ 70 mil.
Conforme ele, participar das atividades promovidas pela empresa júnior é uma oportunidade de compartilhar experiências valiosas com profissionais experientes do mercado. Além disso, de acordo com ele, os participantes têm a chance de desenvolver habilidades essenciais, como liderança, empreendedorismo e trabalho em equipe, sendo uma forma de estabelecer um contato direto com o mercado de trabalho.
Benefícios
A acadêmica da terceira fase do curso de Matemática, Vitória Anacleto Patrício, ressalta a importância da atividade acadêmica e destaca os benefícios proporcionados pela participação na Promat.
“A Promat tem sido uma grande ajuda para mim, fornecendo insights sobre como posso me aprimorar no futuro. Temos a oportunidade de participar de eventos nos quais podemos interagir e contribuir cada vez mais para o nosso crescimento. A organização está me apoiando e mostrando caminhos que podemos seguir”, conta.
Conforme ela, ao ver o reconhecimento dado à Promat, fica evidente que a Universidade e o grupo estão no caminho certo. “Tive o meu primeiro contato no ano passado e hoje faço parte da equipe de gestão. Essa experiência está me ajudando a desbravar o mundo da matemática e a aprofundar o meu conhecimento”, analisa.
Quem também está na terceira fase do curso de Matemática e também está desempenhando um papel ativo na empresa, é o acadêmico Davi de Carvalho Justi. Ele reconhece a importância dessa experiência para sua carreira, destacando como os projetos em que está envolvido permitem que ele conheça diferentes escolas, professores e vivencie situações semelhantes às que encontrará após a formatura.
“Essa participação proporciona uma valiosa interação com diversas pessoas, enriquecendo ainda mais a minha jornada acadêmica”, completa Justi.
Incentivo na Universidade
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é reconhecido como a principal ferramenta de educação empreendedora no ambiente acadêmico da Unesc. Por meio do Departamento de Amparo às Empresas Juniores (EJ), representado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), as EJ’s da universidade se tornaram parte integrante de um núcleo institucionalizado e autônomo em 2021 na Unesc.
O MEJ tem como objetivo fortalecer a conexão entre a instituição e as entidades representativas em nível estadual e nacional, como a Federação de Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc), o Núcleo Corrente (Nucorre) e a Brasil Jr.
A Universidade também conta com uma equipe dedicada em sua Agência de Inovação (Aditt), especificamente no Núcleo de Empreendedorismo, que apoia o processo de criação e desenvolvimento sustentável das empresas juniores na instituição.
Texto: Daniela Savi: Foto divulgação