Na manhã de 27/05/19, Amauri da Silva, de 54 anos, foi encontrado morto no interior de sua casa no bairro Renascer, com várias lesões na face, cabeça e costas.
Através das investigações realizadas pela DIC de Criciúma, com apoio da Agência de Inteligência do 9º BPM, foram obtidas informações de que Amauri teria sido assassinado pelo vizinho E. L. H., vulgo "barba", de 25 anos de idade, pessoa com quem teria discutido durante a tarde de 26/05/19.
Atendendo intimação policial, E. L. H. compareceu na DIC na tarde de segunda-feira 3, acompanhado de advogada, confessando ao delegado André Borges Milanese, a autoria do homicídio, alegando que na noite de 26/05/19, por volta das 20h30m, foi até a casa de Amauri para conversar sobre a discussão daquela tarde e acabaram entrando em luta corporal, tendo E. L. H. golpeado Amauri com um pedaço de madeira que trazia consigo, objeto este que foi encontrado pelos agentes da divisão de homicídios em um terreno baldio nos fundos do casa da vítima.
L. H., que já possui antecedentes policiais por embriaguez ao volante (2x) e porte de arma de fogo (1x), está sendo indiciado pelo homicídio de Amauri da Silva, crime qualificado pelo motivo fútil e crueldade.
Esse foi o oitavo e último homicídio praticado na cidade esse ano. Dos oito homicídios, seis já foram esclarecidos pelas forças policiais da cidade, informou o delegado André Borges Milanese.
Fonte: DIC, Criciúma