Delegacia da Mulher de Criciúma: 34 anos garantindo direitos
A evolução da legislação na garantia dos direitos das mulheres, crianças, adolescentes e aos idosos impulsionou o trabalho especializado na unidade da Polícia Civil de Criciúma que faz o atendimento a estes grupos. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami) completa 34 anos de funcionamento neste 31 de outubro.
Uma viatura caracterizada para integrar a frota da unidade foi entregue para marcar a data simbólica. O veículo Hyundai/Creta zero havia sido destinado pela Delegacia Geral de Polícia Civil à delegação de Criciúma que participou do 31º Encontro Estadual de Mulheres Policiais Civis de Santa Catarina. O evento ocorreu no último mês de setembro, em Lages/SC.
Algumas das integrantes daquele grupo estiveram na DPCami nesta tarde de segunda-feira para a singela comemoração. Entre elas, a comissária aposentada, Lucinei Aparecida Colla Dias, uma das três primeiras policiais civis a integrar a equipe que inaugurou a Delegacia da Mulher de Criciúma em 1988. “Nós atendíamos todos os casos relacionados à mulher, criança e adolescente, inclusive, os casos de adoções ilegais, pois não tinham tantos outros órgãos competentes que têm hoje”, contou.
O atual titular da DPCami é o Delegado Fernando Pagani Possamai. Ele analisa que o “acolhimento institucional desta demanda específica por uma delegacia especializada já é um grande ganho para a comunidade”, mas que as “modificações mais recentes das normas legais ampliaram a proteção e o respeito aos direitos das mulheres”.
Viatura foi entregue para a Delegacia
Texto e fotos: Taize Pizone