Com autoria do vereador Daniel Freitas (PSL), a Casa Legislativa aprovou por unanimidade a moção de aplausos feita para homenagear André Marcello Borges de Freitas, pela conquista da chegada, como primeiro catarinense, ao cume do Monte Everest, na altitude de 8.848 metros.
Freitas tem 49 anos e já havia conquistado oito provas de triátlon IRONMAN (natação 3.8 km, bicicleta 180 km e corrida, maratona 42km). Trabalhou como salva-vidas em Florianópolis em 2003 fez também três maratonas internacionais de São Paulo e é piloto de helicóptero e avião.
Em 2013 e 2014, escalou quatro montanhas antes do Monte Everest, uma nos Estados Unidos, duas na Bolívia e uma na Argentina, o Aconcágua, de 6.900 metros de altitude.
André Marcello é o vigésimo segundo brasileiro a colocar os pés na montanha mais alta do planeta. Sua primeira tentativa foi em 2014, entretanto, precisou adiar o sonho da respectiva escalada, dada a ocorrência de uma avalanche que resultou na morte de dezesseis pessoas, e consequentemente, na interdição da citada montanha, não mais permitindo escalações em seu lado sul. Quatro anos depois, em 2018, voltou para completar a aventura.
Saiu do Brasil no dia 23 de março e somente retornou no dia 29 de maio. Foram 67 dias de expedição. Levou 12 horas pra subir e descer a montanha a partir do acampamento nº 4, com temperatura de 25 graus abaixo de zero. Ficou três dias consecutivos usando oxigênio suplementar para poder suportar a escalada no ar rarefeito. Foram 39 horas diretas, dormindo apenas 1 hora até chegar ao acampamento nº 2.
Texto: Daniela savi: Foto Clara Fernandes