Criciúma conquista nove medalhas no Campeonato Brasileiro de Xadrez
Os enxadristas criciumenses fizeram bonito no Campeonato Brasileiro de Categorias 2024, disputado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre a última quarta-feira (15) e domingo (19), por mais de 300 atletas de 22 estados brasileiros. Os atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma receberam nove medalhas e cinco troféus. Além disso, Clara Dias e Kaiki Mariano vão representar o Brasil nas próximas competições internacionais.
O Campeonato Brasileiro de Categorias foi dividido em dois eventos: Festival Nacional da Criança (Fenac), que reuniu atletas Sub-06, Sub-08, Sub-10 e Sub-12, e o Festival Nacional da Juventude e Juvenil (Fenaj), com enxadristas Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20. Os 10 primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas. Os três primeiros lugares receberam, ainda, troféus e vão representar oficialmente o Brasil nos campeonatos Sul-Americano, Panamericano e Mundial.
Segundo o técnico de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Pirola, na competição houve a disputa de três estilos: Blitz, Rápido e Clássico. “No xadrez Blitz, as partidas duram, na somatória dos jogadores, menos de 10 minutos. São partidas com três minutos para cada jogador, com dois segundos de incremento por cada lance. No xadrez Rápido, são 10 minutos para cada jogador, com cinco segundos de incremento. As partidas duram menos de uma hora. Já no xadrez Clássico ou Pensado, são 60 minutos para cada jogador, com 30 segundos de incremento por cada lance”, explicou.
Resultados
No ritmo Blitz, Clara Dias ficou em terceiro lugar na categoria Sub-16 Feminino, Kaiki Mariano em quarto lugar no Sub-16 Absoluto e Catharina Cardoso em nono lugar no Sub-14 Feminino. No ritmo Rápido, Clara Dias foi campeã brasileira no Sub-16 Feminino, Kaiki Mariano vice-campeão no Sub-16 Absoluto e Catharina Cardoso ficou em nono lugar no Sub-14 Feminino. No ritmo Clássico, Clara Dias também foi campeã brasileira do Sub-16 Feminino, assim como Kaiki Mariano vice-campeão do Sub-16 Absoluto, enquanto Pedro José Motta ficou com a oitava posição do Sub-12 Absoluto.
“O Campeonato Brasileiro é uma competição fortíssima, pois reúne os melhores atletas de base do Brasil. É a principal competição da modalidade. A Clara Dias era favorita, por ser atleta olímpica e pré-ranqueada número um da categoria dela, e conseguiu confirmar o favoritismo ganhando de forma invicta. Já o Kaiki tinha potencial de título, pois vem disputando e se destacando em várias competições, mas ficou com o segundo lugar geral. É um grande resultado, coroou o trabalho que vem fazendo, mas saiu com um gostinho amargo por ter chegado até a última rodada com chance de título, mas não ter sido desta vez”, relatou Pirola.
O técnico ainda comentou a participação dos atletas Pedro José Motta (Sub-12 Absoluto), Kauan Carlos da Silva (Sub-14 Absoluto) e Catharina Cardoso (Sub-14 Feminino). “A gente sabia que teriam um pouco mais de dificuldade, por ser o primeiro Campeonato Brasileiro deles, mas conseguiram fazer boas partidas e até medalhar entre os 10 primeiros. Eles têm potencial para disputarem o pódio nas próximas edições”, ressaltou.
Próximas competições
O Festival Panamericano de Xadrez será disputado na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, entre os dias 14 e 20 de julho. O Festival Sul-Americano será realizado no Uruguai, entre os dias 1º e 13 de dezembro. Já o Mundial terá duas etapas, sendo a primeira no mês de outubro, em Florianópolis, e a segunda no mês de novembro, na Itália. Antes das competições internacionais, já nesta terça-feira (21), Clara Dias viaja para Aracaju, em Sergipe, para representar a Seleção Catarinense nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 2024 Sub-18.
“Estamos muito orgulhosos pelos nossos enxadristas. Alegria pelo título e vice-campeonato brasileiro conquistados e os bons resultados obtidos pelos demais integrantes da equipe. Não posso deixar de parabenizar também os nossos técnicos, o Claudionor e a Gisele Leacina, que estiveram com os atletas na competição e fazem um excelente trabalho em sala de aula. A mostra disso é o Kaiki, que é fruto do nosso projeto social +Esporte +Futuro, e agora vai nos representar internacionalmente”, exaltou o presidente da FME de Criciúma, Adriano Osellame.