CRAS Santa Luzia recebe atividades da Colônia de Férias do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes da Afasc

CRAS Santa Luzia recebe atividades da Colônia de Férias do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes da Afasc

Desde a última quinta-feira (9), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Luzia deu início às atividades da Colônia de Férias 2025 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos, recebendo crianças e adolescentes de diversas comunidades atendidas pela Associação de Famílias e Assistência Social (Afasc). Aproximadamente 190 participantes estão inscritos para participar do programa, que se estenderá até o dia 31 de janeiro.

Segundo a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, que esteve no espaço do CRAS Santa Luzia, a Colônia de Férias para as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência, mostra o compromisso da Afasc em promover o bem-estar dos participantes, oferecendo oportunidades que vão além do acolhimento. “O Serviço de Convivência é um espaço onde crianças e adolescentes podem se conectar, aprender e crescer juntos. Através de diversas atividades, os profissionais fortalecem os vínculos entre eles e oferecem um ambiente seguro e acolhedor, onde possam desenvolver suas habilidades e construir um futuro promissor”, destaca.

Para garantir um atendimento mais eficaz, os participantes de todos os Serviços de Convivência da Afasc, são recebidos pela manhã com o café matinal, e só vão embora no final do dia. Para chegar até o espaço do CRAS Santa Luzia, a Associação busca os participantes em seus espaços de atendimento.

"Acreditamos que o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes envolve muito mais do que apenas o aprendizado formal. É fundamental que eles tenham a oportunidade de se desenvolver socialmente, emocionalmente e culturalmente", afirmou Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência da Afasc. “Por isso, nossa programação tem atividades que incentivam a prática de esportes, atividades artísticas e projetos comunitários são exemplos de iniciativas que podem contribuir para essa formação holística. Essas experiências proporcionam aos participantes a chance de interagir, expressar-se e entender melhor o mundo ao seu redor, preparando-os para os desafios da vida adulta”, relata.

O Serviço de Convivência tem como objetivo promover a integração social e o desenvolvimento das habilidades dos jovens, oferecendo diversas atividades que visam o fortalecimento de vínculos e a construção de uma rede de apoio. A iniciativa reflete o compromisso da Afasc em proporcionar oportunidades que contribuam para o bem-estar e o crescimento saudável das crianças e adolescentes atendidos.

Texto e fotos: Milena dos Santos