Contato com a natureza incentiva a revitalização do lago do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi

Contato com a natureza incentiva a revitalização do lago do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi
Projeto da Administração Municipal iniciou nesta semana, com o cercamento da área

Incentivar e aproximar o contato com a natureza, embelezando o espaço do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi para quem passa ao seu redor, é o foco do novo projeto de revitalização do lago do parque. O projeto feito pelo Governo do Município, por meio da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI), iniciou nessa segunda-feira (20), com a finalidade de proporcionar uma nova área de lazer e de contemplação da flora e fauna criciumense no ambiente do parque.

 

O projeto de revitalização do espaço será realizado com recursos do município e deve ser finalizado até o final de 2023. Segundo a diretora de Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato, o projeto ocorrerá de forma simultânea, iniciando com o cercamento do lago nesta semana.

 

“Depois do cercamento no entorno do lago, o espaço receberá a construção de um deck com bancos, uma ponte que atravessará o lago, um meliponário para abelhas nativas sem ferrão e a construção de um abrigo para os animais silvestres que serão colocados no local. Como, por exemplo, patos e coelhos. Desse modo, melhorando, ainda mais, o ambiente de todo o parque para todos os criciumenses”, ressaltou.

 

Cuidado e zelo com a natureza

 

Além da contemplação e contato com a natureza, o novo projeto de revitalização também fortalecerá novos projetos de educação ambiental no município. De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da DMACRI, Eduardo Luzzi Damassini, o projeto proporcionará um novo olhar para o parque, sendo possível inserir ações educativas no cotidiano das pessoas. “Com os novos elementos do parque será possível mostrar o cuidado e o zelo necessário com a natureza”, destacou.


Algumas atividades que serão promovidas no local, é a importância das abelhas para a sociedade devido a construção de um meliponário. “Vamos mostrar como as abelhas nativas sem ferrão auxiliam na natureza, os benefícios que promovem e como funciona a sua colônia. Além disso, deixaremos também a população experimentar o mel”, comentou Damassini.

 

O coordenador ressalta, ainda, que além das abelhas, os visitantes também poderão apreciar e ajudar a cuidar de outros animais que viverão no local. “Com toda atratividade e embelezamento com esse novo projeto, conseguiremos proporcionar nosso principal objetivo: trazer mais cor e vida ao parque e embelezando, cada vez mais, o nosso município”, afirmou Damassini.

 

Texto: Patrick Stüpp

Foto: Arquivo/Decom