“Construindo Pontes para a Reabilitação” será o tema do II Congresso Regional do Conselho da Comunidade

“Construindo Pontes para a Reabilitação” será o tema do II Congresso Regional do Conselho da Comunidade

Na próxima terça-feira (12/9), a Conselho da Comunidade da Comarca de Criciúma, em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP) de Criciúma, realizará a 2ª edição do Congresso Regional do Conselho da Comunidade. O evento, que terá início às 19h, ocorrerá no Auditório São João XXIII, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, no município de Içara. A Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma também colabora com o encontro.

Com o tema “Construindo Pontes para a Reabilitação: Parcerias e Inovação no Sistema Carcerário”, o congresso visa explorar abordagens colaborativas entre instituições, setores e profissionais, com intuito de aprimorar a reabilitação e a reintegração de apenados. Outro ponto abordado é a inovação no sistema carcerário, apresentando tecnologias e práticas que promovam a educação, o desenvolvimento pessoal e a capacitação profissional dos detentos. E ainda, o evento busca compartilhar experiências bem-sucedidas de ressocialização e, desta forma, inspirar transformações positivas no sistema prisional, objetivando um futuro mais inclusivo e justo para todos os envolvidos.

A juíza Débora Driwin Rieger Zanini, titular da VEP de Criciúma, explica a escolha do tópico que será tratado nesta edição. “O tema ‘Construindo Pontes para a Reabilitação: Parcerias e Inovação no Sistema Carcerário’ surgiu em boa hora, vindo ao encontro do objetivo fundamental da segregação: a ressocialização dos indivíduos, capacitando-os para o retorno à sociedade”, frisa. A magistrada também salienta que o Congresso Regional é um evento de extrema importância para a execução penal e para a justiça criminal, pois gera reflexos positivos na sociedade.

O II Congresso do Conselho da Comunidade de Criciúma inicia com a palestra da juíza Débora Driwin Rieger Zanini. Na sequência, haverá a apresentação das reeducandas do Coral Novos Caminhos da Penitenciária Feminina de Criciúma. O evento segue com as palestras do professor Alfredo Engelmann Filho e do bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach.

A programação continua com as palestras do diretor da Penitenciária Sul, Johnny Cascaes Inácio; do diretor da Penitenciária Feminina de Criciúma, Olívio Boneli Nandi Junior; do diretor do Presídio Regional de Araranguá, Daniel da Cunha Luiz; do Diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Regional de Criciúma, Diego João Fermiano; e do diretor do Presídio Regional de Criciúma, Fabiano de Oliveira Viana.

Após coffee break, os reeducandos do Presídio Regional de Araranguá farão uma apresentação. O tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Mário Luiz Silva, e o promotor de justiça da 4ª Promotoria de Criciúma, Jadson Javel Teixeixa, encerrarão o congresso.

Os alunos interessados em participar do evento precisam fazer inscrição até esta sexta-feira (8/9) por meio do telefone (48) 99642-1751 ou pelo e-mail conselhocomunidadecriciuma@gmail.com. Lembrando que a organização do congresso irá emitir certificado de horas complementares.