“Castração é a Solução”: prefeitura organiza blitz no bairro Quarta Linha
Com o objetivo de diminuir o número de animais de rua, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), promoverá no próximo sábado (11), das 9h às 12h30, no bairro Quarta Linha, uma blitz de cadastramento para o programa “Castração é a Solução”. A ação será realizada em frente a Clínica Salvador e tem como expectativa cadastrar aproximadamente 70 animais.
O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é realizar 6 mil castrações por ano em Criciúma. “O programa é fundamental para o bem-estar dos animais e contribui para melhorar a saúde pública”, explica o prefeito Clésio Salvaro.
Segundo o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, o projeto visa manter o controle de natalidade dos animais. “Espero que a população aproveite esse programa que a prefeitura implantou para castrarem seus animais, e que a gente consiga diminuir a quantidade de abandonos e maus tratos no nosso município”, menciona.
Para se cadastrar os animais no programa, é necessário apresentar, no local, os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência no município de Criciúma e comprovante de renda de até três salários mínimos. Conforme Lima, não serão castrados animais braquicefálicos, caracterizados pelo crânio e focinho mais curtos do que cães de outras raças, e fêmeas que estejam esperando filhotes.