“Castração é a Solução”: Prefeitura de Criciúma beneficia mais de 300 animais em dois meses

“Castração é a Solução”: Prefeitura de Criciúma beneficia mais de 300 animais em dois meses
Novo mutirão da campanha ocorre neste sábado (17), a partir das 8h, no bairro Cidade Mineira Velha. Iniciativa visa reduzir a quantidade de animais em situação de rua no município

Com o propósito de reduzir a quantidade de animais em situação de rua em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), tem organizado mutirões nos bairros do município com a campanha “Castração é a Solução”. Em 2024, até o momento, mais de 300 animais, entre cães e gatos, foram beneficiados pela iniciativa.

 

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar . “A iniciativa de castração animal é essencial para o bem-estar dos animais e para a saúde pública do município, refletindo nosso compromisso em eliminar o abandono animal e criar um ambiente mais saudável e solidário para todos”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

De acordo com o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, os procedimentos têm um impacto significativo para prevenir a reprodução dos animais. “Cada animal que castramos evita a procriação de até 60 animais por ano, além de prevenir cios indesejados e possíveis abandonos. A castração é fundamental para a saúde dos animais, reduzindo o risco de doenças e promove um comportamento tranquilo e saudável, especialmente nos machos”, explicou.

 

Mutirão no bairro Cidade Mineira Velha

 

Neste sábado (17), a campanha beneficiará animais do bairro Cidade Mineira Velha, das 8h às 14h, no Centro Comunitário, localizado nas proximidades da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Pe. Carlos Wecki. Serão disponibilizadas 120 vagas, que podem ser pré-cadastradas pelo telefone (48) 99915-4884, com o presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Mineira Velha Gentil Francisco.

 

Para cadastrar os animais no programa, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência no município de Criciúma e comprovante de renda de até três salários mínimos. Não serão castrados animais braquicefálicos e fêmeas que estejam esperando filhotes.