“Castração é a Solução”: mutirão da campanha realiza 207 procedimentos durante o final de semana em Criciúma

“Castração é a Solução”: mutirão da campanha realiza 207 procedimentos durante o final de semana em Criciúma

Com o objetivo de reduzir a quantidade de animais em situação de rua em Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizou no último sábado (9) e domingo (11), o mutirão da campanha “Castração é a Solução”. A ação beneficiou cães e gatos dos bairros Archimedes Naspolini, Mina do Mato, Mina do Toco e Vila D’oro. No total, foram realizados 207 procedimentos.

 

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar . Em 2024, até o momento, mais de 1 mil animais, entre cães e gatos, foram beneficiados pela iniciativa. “A castração de animais é uma medida fundamental para combater o abandono e o sofrimento animal e proporciona um controle populacional eficaz”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

Segundo o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima, os animais foram castrados, microchipados e receberam as medicações necessárias. “Quando realizamos a castração, estamos não apenas controlando a população de animais abandonados, mas também garantindo o bem-estar deles. Isso porque a reprodução descontrolada só contribui para mais animais sofrendo nas ruas, sem acesso adequado a comida, abrigo e cuidados veterinários”, ressaltou.

 

Mutirão no bairro Vila Francesa

 

No dia 23 deste mês, a campanha beneficiará os animais do bairro Vila Francesa, das 8h às 14h, no Centro Comunitário local, situado na rua Abel Fernandes. Serão disponibilizadas 120 vagas, que podem ser pré-cadastradas pelo telefone (48) 99693-4286, com o presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Francesa, Luiz Antônio Peruchi.