Campanha de Vacinação contra a Poliomielite inicia em Criciúma

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite inicia em Criciúma
Imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município

Com o objetivo de evitar a reintrodução do vírus causador da paralisia infantil, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (27) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha seguirá até o dia 14 de junho, sendo que o “Dia D” de mobilização nacional acontecerá no dia 8 de junho. A meta da campanha é atingir 95% do público-alvo.

 

A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação de Crianças, do Ministério da Saúde (MS). O esquema de vacinação é composto por três doses da Vacina Inativa Poliomielite (VIP) aos dois, quatro e seis meses de vida, e duas doses de reforço da Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha, para crianças de 15 meses a quatro anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP. Bebês de até um ano receberão as doses em atraso ou previstas no calendário.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, o município possui público-alvo estimado de aproximadamente 13 mil crianças. “Mesmo que o vírus da poliomielite não circule mais no Brasil, precisamos manter a população vacinada para evitarmos que a doença volte a aparecer. Então, é importante que os pais procurem a UBS e levem os filhos para receberem o imunizante”, ressaltou.

 

Poliomielite ou paralisia infantil

 

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa, que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível. A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenir a doença.