Novo foco do mosquito foi identificado na última quarta-feira (6) pela equipe do Setor de Zoonoses da Prefeitura de Criciúma
A Prefeitura de Criciúma, via Vigilância Epidemiológica, através do Programa de Combate à Dengue do Setor de Zoonoses, identificou na última quarta-feira (6) um novo foco do mosquito Aedes aegypti em Criciúma. As larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus foram encontradas no bairro Jardim Maristela. Este foi o 14° foco registrado no município em 2017.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Natália Reche, a larva do mosquito Aedes aegypti foi descoberta em uma das armadilhas instaladas pela Administração Municipal. “O foco foi encontrado numa região industrial, dentro de uma empresa que possui grande fluxo de veículos. Logo após a detecção, já iniciamos o processo de Delimitação de Foco (DF), onde realizamos uma varredura de todas as residências dentro de um raio de 300 metros do local. Na próxima semana faremos a análise do procedimento”, relata.
Conforme Natália, é o segundo foco encontrado no bairro Jardim Maristela em 2017. “Verificamos que os proprietários das empresas desta região não estão tendo os devidos cuidados. Estamos chegando no verão, período de maior reprodução do mosquito, visto que aumenta o volume de chuvas, e é preciso redobrar a atenção. Na próxima semana repassaremos novamente orientações aos moradores e proprietários das empresas desta comunidade, visando alertar aos riscos do Aedes aegypti”, ressalta.
Confira algumas orientações do Programa de Combate à Dengue:
- Tampar bem a caixa de água.
- Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana.
- Não deixar lixo jogado.
- Limpar as calhas de água.
- Limpar as piscinas.
- Colocar areia nos pratos de plantas.
- Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.
Texto: Émerson Justo: Foto arquivo JB