Câmara recebe representantes do Centro Especializado de Reabilitação da Unesc
No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara de Vereadores de Criciúma recebeu na Tribuna Livre representantes do Centro Especializado em Reabilitação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (CER/UNESC) para apresentar os trabalhos desenvolvidos no local. O convite foi feito pela vereadora Giovana Mondardo (PCdoB).
O CER foi criado em 2014 em Criciúma e desde então atende pessoas com deficiências físicas e intelectuais, com auxílio de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, cirurgião dentista, psicólogos e de assistência social.
“O CER é o local onde a gente devolve a vida e os sonhos das pessoas”, afirmou a coordenadora, Mágada Tessman. “Muitas vezes nós damos banhos, alimentamos os pacientes, ensinamos como voltar a comer e também ensinamos a família em como cuidar dessas pessoas com deficiências”, completou.
Conforme o médico Eraldo Belarmino Júnior, o trabalho é feito para que atividades simples sejam realizadas, mesmo que algumas doenças deixem sequelas graves. “Tomar um banho, ir ao banheiro, comer sozinho, isso tudo é uma vitória para esses pacientes atendidos no Centro”, ressaltou.
“Buscamos sempre fortalecer a questão da recuperação que nós realizamos, para vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), acidentes de trânsito e também acidentes em serviço. Quanto mais cedo a pessoa chega para o atendimento, melhor é a evolução”, finalizou.
Texto e foto: Manuela Silva