Bairro da Juventude chega aos 73 anos
Os principais pontos de atuação do Bairro da Juventude estão pautados na promoção da garantia dos direitos a partir da Educação Integral e da Assistência Social, por meio de programas, projetos e atividades, envolvendo o esporte, a cultura e a profissionalização.
E é fundamentada pela sua missão, que a Instituição reconhece seu papel na sociedade e comemora a passagem dos seus 73 anos nesta quinta-feira (1º). A entidade atende, em período integral, 1,6 mil crianças, adolescentes e jovens com idades entre quatro meses e 18 anos, vindos de 82 territórios do município de Criciúma. Além da educação formal (Ensino Infantil e Fundamental) e cursos profissionalizantes, os atendidos também têm à disposição, transporte gratuito, alimentação, atendimento psicossocial e na área da saúde (médico, odontológico e de enfermaria) e mais de 20 atividades culturais e esportivas.
De acordo com a diretora-executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette, a história que o Bairro traz todos os dias para as pessoas é de construir comunidades melhores. “Queremos ampliar horizontes e acreditamos que através da educação e do social conseguimos iluminar caminhos e proporcionar igualdade. Muitos passaram pela entidade e deixaram seu legado. O Bairro foi construído de erros e acertos, mas também por uma busca incessante de proporcionar o melhor para as crianças”, destaca Sílvia.
Durante sua trajetória, a Instituição fortaleceu sua relação e passou a ser referência na vida de muitos lares. Atualmente, a entidade atende aproximadamente mil famílias. “O Bairro acolhe as famílias de forma universal, respeitando a história de vida das pessoas. E além de promover a garantia de direitos, o Bairro acredita na capacidade do ser humano de superar suas fragilidades e vulnerabilidades individuais e coletivas”, revela a coordenadora do Centro Integrado de Assistência Social e Saúde do Bairro, Daiane Bento.
Desenvolvimento social e sustentabilidade
O Bairro da Juventude também assume a responsabilidade de tratar da sustentabilidade a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautado em ações de desenvolvimento social que são aplicadas com o público atendido. E sabendo da relevância da temática, a Instituição é um dos signatários do Movimento ODS em Santa Catarina. Este ano, dois Projetos, que tramitam na área da promoção social e da educação, ganham visibilidade e dão voz a este posicionamento institucional. Um deles é o “Educação e Meio Ambiente” que tem o objetivo de transformar resíduos orgânicos em gás e biofertilizantes e envolve quatro famílias atendidas pela entidade e o público interno.
Já o “Tecnologia, Trabalho e Sustentabilidade” é aplicado no curso de Eletroeletrônica e tem como propósito desenvolver profissionais capazes de reconhecer a sustentabilidade a partir da instalação de sistemas de coleta de energia renovável. “Desejamos que nossas crianças sejam protagonistas deste processo de consciência junto ao meio-ambiente. É uma mudança de comportamento que precisa ser feita de maneira responsável, consciente e coerente”, observa o diretor de projetos do Bairro da Juventude, Nei de Souza.
E pelo importante papel desempenhado em suas ações, a Instituição conquistou o reconhecimento da sociedade e de diversas organizações, com repercussão nos níveis regional, estadual e nacional, ao receber prêmios como: Prêmio “Itaú Unicef” (2006 e 2017), Prêmio “Amil de Combate à Obesidade Infantil” (2015), 100 Melhores ONGs do Brasil (2017 e 2020), Melhor ONG da região SUL do Brasil (2020), Selo Doar Ambev (2020), Certificação Internacional Phomenta pelas boas práticas de transparência e gestão e recentemente a Instituição garantiu o Prêmio Top Of Mind – Destaque Catarinense em Responsabilidade e Projetos Sociais (2022). “O Bairro é uma Instituição que se diferencia pela equipe que possui e pela força que consolida suas parcerias. Sempre destaco a união do grupo, o olhar diferenciado e a iniciativa de quem faz a entidade. E esse conjunto faz toda a diferença no dia a dia da Organização ajudando no desenvolvimento da sociedade e principalmente na transformação de crianças, jovens e suas famílias”, conclui o presidente do Conselho Deliberativo, José Altair Back.