Prefeito e secretária de Saúde, Francielle Gava, ouviram profissionais e moradores
O prefeito Clésio Salvaro e a secretária municipal de saúde, Francielle Gava, estiveram reunidos nesta quinta-feira (8), com representantes dos dez bairros que compõem a região da Grande Santa Luzia, em Criciúma.
O encontro foi realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O objetivo foi ouvir profissionais e comunidade a respeito dos problemas e dificuldades comuns enfrentados pelos funcionários e usuários da rede municipal de saúde.
Cada representante de Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) recebeu oportunidade de falar. Os assuntos foram esclarecidos e as solicitações foram acolhidas e serão avaliadas pela Secretaria de Saúde.
Segundo o prefeito, em 2017, mais de R$ 210 milhões foram investidos na saúde, por meio de recursos do Governo Federal, Governo do Estado e recursos próprios. Para 2018, a previsão é de um investimento que ultrapassa R$ 240 milhões.
“Dinheiro tem. Os pagamentos estão em dia. Não há falta de medicamento. Por que não conseguimos fazer uma saúde mais humana e mais resolutiva, atendendo melhor e que resolva os problemas? É contraditório”, questiona o prefeito.
Para a Administração Municipal, um dos maiores entraves na saúde é o alto índice de pacientes que não comparecem às consultas agendadas. De acordo com Salvaro, a média do município de não comparecimentos é de 30%.
“Já estamos recolhendo dados para elaborar e encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei que possa nos ajudar a resolver esse problema”, contou o prefeito.
Texto e foto: Vivian Sipriano