Abertura oficial marca início dos Jasti em Criciúma

Abertura oficial marca início dos Jasti em Criciúma
Cerimônia teve desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

A etapa estadual da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) em Criciúma teve início na quarta-feira (1º). Mesmo diante de disputas acirradas, o ponto alto do primeiro dia de competição foi a cerimônia de abertura oficial do evento. A celebração foi prestigiada por espectadores de todo o Estado de Santa Catarina, que lotaram o Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi.

A abertura do evento iniciou com a entrada das delegações dos 197 municípios participantes, representando as 36 microrregiões de Santa Catarina, que desfilaram sob os aplausos do público presente. Após, a banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) tocou os hinos nacional, estadual e do município de Criciúma, sob a voz dos professores da rede municipal de ensino de Criciúma, Luciana Santolin e Valter Boava.

 

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, lembrou que apesar de nem todos os municípios terem se classificado para participar da etapa estadual, os Jasti contam com a participação das 295 cidades que compõem o território catarinense. Fazendo alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira, o anfitrião do evento agradeceu a todos os trabalhadores que se dedicaram para a realização do evento, mesmo diante de um feriado nacional.

 “Criciúma se faz palco para receber a todos, seja quem veio de perto ou de longe. Gostaria de saudar os presentes e dizer que estamos felizes por estarem aqui. Claro que vamos lutar muito para vencer as competições, estamos preparados para isso, mas em nome de todos, posso dizer que já nos sentimos vitoriosos em poder recebê-los. Somos uma cidade acolhedora e temos a certeza que vão voltar para casa com Criciúma no coração, é isso que queremos. Vida longa aos Jasti”, declarou Salvaro.

O presidente da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Freibergue Nascimento, em seu discurso, fez uma homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Desde ontem nossos irmãos gaúchos vêm sofrendo com os efeitos dessas últimas enchentes. Nós perdemos vidas, nosso agro perdeu lavouras e rebanhos. Gostaria que todos ficassem em pé para um minuto de silêncio, com a contribuição do nosso corneteiro do 28º GAC”, solicitou.

 Após os discursos, os atletas de Criciúma, Pedro Antônio Rocha e Aires Mondardo, entraram com a tocha olímpica, desfilaram pela quadra e subiram a arquibancada para o acendimento da pira olímpica. Na sequência, a atleta de Criciúma, Margarida Nuerenberg, representando os competidores, fez o juramento aos Jasti, prometendo honra, boa vontade e esportividade. Os professores do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Criciúma realizaram uma apresentação artística, antes do presidente da Fesporte, acompanhado do prefeito de Criciúma, declarar aberta a 15º edição dos Jasti.

 

Primeiro dia de competição

 

O primeiro dia de competição dos Jasti contou com disputas no atletismo, beach tennis, bocha Rafa Vollo, canastra, dança popular, dominó, truco e voleibol adaptado. Criciúma se sagrou campeã em duas modalidades. No atletismo, o atleta criciumense Aquiles Ghellere fez o melhor tempo na prova de 100 metros rasos, categoria 60 a 69 anos masculino, com 14s59, e ficou em primeiro lugar. Já a equipe de beach tennis feminino venceu Balneário Piçarras na final pelo placar de 2 sets a 1 e tornou-se campeã estadual.

 

Criciúma ficou, ainda, com a quarta colocação no beach tennis masculino e em quinto lugar na dança popular. As demais modalidades seguem em disputa. “Neste segundo dia de competição, teremos uma pausa nos jogos à tarde para a realização do baile da terceira idade, que será no Centro de Eventos da AM Master Hall, a partir das 15h. A noite, a partir das 20h, também teremos a disputa da dança coreográfica, no Ginásio Municipal. Todos estão convidados para prestigiar”, ressaltou o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Adriano Osellame.

 

A 15ª edição dos Jasti é organizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, via Fesporte, em parceria com a Administração Municipal, através da FME de Criciúma. As disputas seguem até o próximo sábado (4).

 

Texto: Émerson Justo: Fotos Eduarda Salazar