Uma guarnição do PPT composta por vários policiais militares, estava fazendo patrulhamento sábado 28, na Orla da praia do Balneário Rincão, juntamente com outras viaturas da GEIC no sábado à noite, verificando denúncia de festa Rave na Orla, próximo à entrada da Valley.
Ao se aproximar dos veículos estacionados na Orla, os homens e femininas começaram a embarcar nos veículos e tentar se evadir do local, enquanto outros tentaram se evadir a pé, momento em que foram alcançados. Na tentativa de fugir, os elementos acabaram desferindo socos e chutes nos policiais, enquanto os que se evadiram de carro, lançando os veículos na direção dos policiais e hostilizando as guarnições (arremessando objetos), segundo informações da PM.
Neste momento, foi necessário uso de munição de elastômero e tonfa para repelir a agressão. Foi capturado um dos masculinos que resistiram a abordagem policial, sendo necessário controle de contato para imobilizar e algemar, o mesmo posteriormente reconhecido como sendo conhecido no meio policial por diversas passagens por tráfico de drogas.
Após busca pessoal no elemento, foi encontrado porção de substância semelhante a maconha (8 gramas). Ao ser indagado pelos policiais sobre o entorpecente, relatou ser seu, sabendo-se das diversas passagens por tráfico de droga foi perguntado se ele teria mais drogas, e afirmou que tinha mais quatro "peças" guardada na casa em que estava morando na cidade de Criciúma, e que fala a verdade por ser menor de idade.
Os policiais do Rincão fizeram contato com a guarnição de Criciúma, e com apoio do PPT de Criciúma, deslocou até o endereço Av Victor Meireles em um apartamento no Centro de Criciúma. Ao chegar no local, a PM foi autorizada a entrar no apartamento, onde localizou quatro tabletes de substância semelhante a maconha embalados com fita vermelha. Sendo estes localizados nos guarda roupas e sendo a quantidade de 2104 gramas.