Alunos do Bairro da Juventude apresentam projetos do Programa A União Faz a Vida
Plantar uma semente para colher os frutos no futuro é o que faz o Programa a União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Durante este ano, quase 600 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Padre Paulo Petruzzellis, que fica dentro do Bairro da Juventude, em Criciúma, aprenderam sobre cooperativismo e cidadania. O resultado foi apresentado em uma mostra feita na própria unidade escolar na última quinta-feira, 30, e nesta sexta-feira, dia 1º.
“O Programa foi implementado na escola do Bairro em 2017 pela nossa cooperativa. A intenção principal é plantar uma semente agora para colher os frutos daqui a alguns anos. O Sicredi acredita que projetos assim mudam a realidade e preparam os educandos para serem pessoas e profissionais mais colaborativos”, destaca o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.
Nos últimos meses, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tiveram uma imersão em diversos assuntos, alinhados ao currículo escolar. Os estudantes aprenderam sobre os animais, as plantas, o meio ambiente, as profissões, a saúde, entre outros assuntos.
“Quando convidamos a criança a investigar e pesquisar os conteúdos apresentados, a gente convida o aluno a ser participativo do seu processo de aprendizagem, e o A União Faz a Vida promove isso. Além de mobilizar o currículo e os saberes, a iniciativa acaba promovendo nas crianças esse sentimento de pertencimento em relação às práticas pedagógicas”, explica a assessora pedagógica do Programa, Luciane Ricardo.
“Por meio do Programa a União Faz a Vida, o Sicredi fornece para as crianças uma oportunidade. Isso pode ser um marco na vida delas, que talvez elas não tivessem, mas aqui no Bairro e com essa parceria, elas tiveram. Para os alunos é muito importante participar dessa iniciativa. Se é importante para eles, para o Bairro é muito mais”, ressalta o presidente do Bairro da Juventude, José Altair Back.
Sobre o programa
O União Faz a Vida surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS).
As expedições investigativas, alinhadas ao currículo escolar, são o ponto de partida da metodologia de projetos, essência do programa. Mais informações podem ser conferidas no site auniaofazavida.com.br.