AFASC promove mais uma edição do concurso de hortas

AFASC promove mais uma edição do concurso de hortas

Os cuidados com o meio ambiente, alimentação saudável, o consumo de legumes e verduras são cada vez mais enfatizados no meio em que vivemos. Mostrar às crianças as vantagens de adotarmos bons hábitos alimentares é de responsabilidade de todos. Pensando nisso e com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar quanto à importância da produção de uma horta e desenvolver o gosto pela alimentação saudável e o consumo de legumes e verduras, o Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) promove o segundo concurso de produção de Hortas/CEIS AFASC.

 

A proposta, que tem como tema “Sustentabilidade: você faz, o planeta sente”, envolve os 40 centros de educação infantil da associação e vai classificá-los nas categorias 1(com até 50 crianças), 2 (até 100) e 3 (acima de 100 crianças).

 

Segundo a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, é importante o engajamento de todos nesse processo de busca para uma vida alimentar benéfica e o meio ambiente bem cuidado. “Nós, enquanto comunidade escolar, precisamos estar atentos aos cuidados com o meio ambiente e, acima de tudo, envolver as crianças nesse processo. Elas são propagadoras de informações em seus lares e tem um poder de convencimento encantador”, ressalta.

 

A Nutricionista Karla Freitas, uma das elaboradoras do projeto, explica: “Sustentabilidade significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às espécies. Além disso, nossas ações repercutem na família, na escola, no bairro e na cidade. Por acreditar que a comunidade escolar precisa exercer sua cidadania quanto ao cuidado com o meio ambiente, propusemos esse concurso, o qual conhecerá os vencedores no mês de novembro”.

 

Julia Collodel, também nutricionista do DEI, fala de alguns objetivos específicos do projeto. “É fundamental que as crianças conheçam, pela degustação, os diferentes alimentos cultivados nas hortas; reflitam sobre os desperdícios alimentares; conheçam o valor nutritivo dos alimentos; compreendam a relação entre solo, água e nutrientes... E, também, promover a agricultura em um espaço urbano para despertar o interesse dos pequenos à preservação do meio ambiente.

 

Também estão envolvidas no projeto as orientações pedagógicas do DEI Aline Cecilia, Eli Dal Magro e Deise Bortoluzzi.