Abadeus cria novas oportunidades para mulheres por meio da costura

Abadeus cria novas oportunidades para mulheres por meio da costura

Em um ambiente repleto de criatividade e empreendedorismo, mais um grupo de mulheres se formou no curso de Costura Básica da Abadeus. Realizado em parceria com a Credisol, a cerimônia de formatura ocorreu na noite dessa terça-feira (08/10). Por meio da técnica de upcycling ensinada durante as aulas, elas reinventaram peças de vestuário, transformando camisas antigas em novas criações.

“Foi gratificante acompanhar o desenvolvimento dessas mulheres ao longo do curso. Não se trata apenas de aprender a costurar, mas de entender como a sustentabilidade e a inovação podem caminhar juntas. Esse é um exemplo claro de que, com as ferramentas certas, é possível transformar vidas e criar um futuro promissor”, afirmou a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

 

Preparação para indústria ou empreendedorismo

 

As aulas ocorreram de 5 de agosto a 8 de outubro, três vezes por semana no período noturno, e abordaram temas que vão além da costura básica. As alunas aprenderam sobre a história e funcionamento das máquinas de costura, tipos de tecidos, linhas e acessórios, além de fundamentos de higiene e segurança no trabalho.

O curso também incluiu módulos sobre inovação, empreendedorismo e habilidades interpessoais, preparando-as tanto para o mercado de trabalho na indústria do vestuário quanto para o caminho do empreendedorismo.

“Cada formanda aqui não só dominou a técnica da costura, mas também se desafiou a pensar de forma criativa e empreendedora. São mulheres que agora estão aptas a transformar materiais e, ao mesmo tempo, a transformar suas próprias vidas e comunidades”, frisou a coordenadora pedagógica da Abadeus, Heluza Brunelli.

Transformando futuros

Ao final do curso, a turma se destacou não só pelo talento, mas também pelo empenho e pela visão sustentável. A formatura foi um marco para as novas costureiras, que agora seguem preparadas para iniciar carreiras na indústria do vestuário ou como empreendedoras. Para tornar isso possível, a Abadeus contou com a parceria da Credisol, que acredita na transformação social por meio da educação e do empreendedorismo.

“A Credisol se orgulha em patrocinar a formação de mão de obra, reafirmando nosso compromisso com a empregabilidade e o trabalho digno. Entendemos a importância de criar oportunidades para o desenvolvimento profissional. Através deste programa, capacitamos pessoas, promovendo um ambiente mais justo e contribuindo para um futuro mais promissor para todos”, afirmou o gerente executivo da Credisol, Eduardo Manenti.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Giovana Bordignon | Partner NZBT

Foto: Divulgação/Abadeus