Abadeus atende crianças, jovens e adultos em oficinas de capacitação profissional e projetos sociais

Abadeus atende crianças, jovens e adultos em oficinas de capacitação profissional e projetos sociais
Instituição oferece uma variedade de cursos e programas, com o objetivo de promover inclusão ao mercado de trabalho, aos meios digitais e ao ecossistema de empreendedorismo

Acolher e transformar gerações para a construção de um mundo de paz, liberdade, justiça social e sustentabilidade. Essa é a missão da Abadeus Centro de Inovação Social, que atualmente atende crianças, jovens e adultos, com cursos de capacitação profissional e projetos sociais de desenvolvimento comunitário.

Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, todos os projetos da instituição visam colaborar de alguma forma para melhorar o cenário socioeconômico da região. “Eles vão desde iniciativas que estimulem o empreendedorismo, até a promoção de inclusão digital e profissional, inserção no mercado de trabalho e a educação de nossas crianças desde bem novinhas”, ressalta a diretora.

Nos cursos de capacitação, os alunos podem ser introduzidos em áreas que ainda não conhecem ou buscar aprofundamento em assuntos aos quais já possuem certa familiaridade. Dois desses exemplos são os cursos de Robótica e de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos. O primeiro ensina noções de programação e construção de robôs, matemática e física. Já o segundo, voltado principalmente para pedreiros, serventes de pedreiro e mestres de obras, ensina a interpretação de projetos arquitetônicos,

Outros cursos de capacitação e iniciação profissional oferecidos na instituição são Automação Industrial; Designer de Sobrancelha; Curso de Automake; Eletroeletrônica; Modelagem Plana; Costura e Informática Básica.

Já o projeto Ser Empreendedor de Sonhos, que atende jovens de 13 a 18 anos, possui uma carga horária de 152 horas, entre aulas de educação financeira, empreendedorismo, gestão de projetos, planejamento de mídias, entre outros temas. Aqueles que desejam conseguir um emprego de Jovem Aprendiz podem frequentar o Jovens Talentos Empreendedores, que os prepara para adotar uma postura participativa, de emancipação pessoal, social e econômica.

Música também faz parte da história e do futuro da Abadeus. A Escola de Artes desenvolve potenciais artísticos e culturais de crianças, jovens e adultos. Por meio dela, os inscritos podem frequentar oficinas de música instrumental, canto coral, música orquestrada e musicalização, com aulas de instrumentos de base, cordas, sopro e técnica vocal. A Abadeus tem, inclusive, a própria orquestra, a Sinfonia de Talentos.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Educando Para o Futuro atende as crianças em fase de pré-escola. Tendo como base as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais, o CEI tem uma proposta pedagógica que combina áreas do conhecimento e valores morais, para que as crianças desenvolvam uma visão integrada e multidisciplinar dos conteúdos.

A Abadeus desenvolve ainda programas de caráter socioassistenciais, de apoio e aprendizado mútuo, como o Mulheres Abadeus e o Grupo Exploradores.

O Mulheres Abadeus ocorre em reuniões semanais entre mulheres de diferentes idades. Neles, são realizadas atividades de cuidado emocional e autoconhecimento, para estimular participação política e social da mulher, seja por meio de um curso de capacitação, retorno à escola ou inserção no mercado de trabalho.

Já o Programa Exploradores, que reúne jovens de oito a 17 anos, tem como objetivos promover a cidadania e o respeito e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Nos encontros, que ocorrem na Abadeus duas vezes por semana, os participantes frequentam oficinas de musicalização, robótica e fotografia, além de praticarem esportes.

Para os interessados em uma das iniciativas, as inscrições podem ser realizadas na secretaria da Abadeus, localizada no bairro Cristo Redentor, ou por meio do WhatsApp no número (48) 8472-6964. É possível também manifestar interesse através do formulário forms.gle/TeSQ5SFCAhCFauSEA, para que a instituição entre em contato.