Amovi recebe Moção pelos 22 anos de trabalho na região

Amovi recebe Moção pelos 22 anos de trabalho na região
Amovi 22 anos de trabalho

 O vereador Daniel Schelp (PP), que é padrinho da Associação Amor à Vida, a Amovi, homenageou os 22 anos de serviços prestados aos pacientes com câncer e familiares. A presidente, Vera Lúcia Duarte, esteve presente na sessão ordinária.

A Associação surgiu em 2000, no Hospital São José de Criciúma, sendo fundada por Lucia Tramontin Pavei (in memoriam), que estava passando por tratamento contra um câncer. Convivendo com outras mulheres na quimioterapia, ela percebeu a dificuldade de encarar a doença. Numa consulta com a oncologista Yeni Verônica Neron, convidou-a para montar um grupo de apoio que deu origem a Amovi.

 

“A Amovi está há 22 anos na luta, contra tudo e contra todos, nessa incansável batalha contra o câncer, do qual os casos parecem só aumentar. A cada dia temos novas revelações e muito nos surpreende a falta de apoio a essas associações, de todos que acabam estendendo a mão para ajudar e não recebem o apoio, a contrapartida necessária. Sempre com o pires na mão, dependendo de pedágio, de doações, bazar, enfim. É muito triste. O custo mensal não é nada exorbitante, nada alto, muito pouco por tudo aquilo que a Amovi faz, girando na casa de R$ 8 mil para ajudar uma média de 50 famílias e doentes”, colocou Schelp.

 

Atualmente, a Amovi proporciona, gratuitamente aos associados, atendimento psicológico e nutricional, fisioterapia, assessoria jurídica e atividades envolvendo artesanato. Mantém-se com recursos e doações de alimentos que arrecada por meio de projetos e eventos, como o pedágio solidário, o bazar, o troco da bondade, entre outras atividades. São mais de 90 associados, voluntários e parceiros trabalhando há 22 anos no combate ao câncer.