Você sabe o que é alienação parental?
A alienação parental também foi tema de workshop durante a 13ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), da Unesc. Mas você sabe do que se trata este assunto e qual a importância em debatê-lo?
A prática caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.
“São atitudes que visam destruir o convívio com o outro cônjuge e nisso um dos dois começa com uma campanha de desqualificação da imagem, dificultando a convivência e a autoridade parental do outro genitor com o filho. São várias situações que podem gerar uma síndrome na criança que pode até mesmo não querer mais ter um convívio”, explica a professora Sheila Martignago Saleh, que ministrou o workshop “Alienação parental – Aspectos legais e psicológicos” na manhã desta quarta-feira (26/10).
Ela aponta ainda que o filho pode ter depressão, somatização de algumas doenças, problemas de relacionamento e envolvimento com droga na vida adulta. “Os pais não tem noção do mal que estão fazendo para os filhos”, cita.
Projeto de prevenção
Ao lado da professora do curso de Psicologia, Cristina Kerner, de Direito Renise Zaniboni e de bolsistas, Sheila contribui com o projeto de extensão da Unesc “Prevenção e Erradicação da Alienação Parental”. “Atuamos no Fórum e nas Casas da Cidadania de Criciúma. Além disso, neste ano também realizamos oficinas nos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Criciúma. Percebemos vários casos e não tem classe social e o nosso objetivo é instruir e levar informações sobre a Lei da Alienação Parental e as consequências psicológicas criadas aos filhos em virtude destas atitudes”, pontua.
A Semana de Ciência e Tecnologia
O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.
Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: http://sct2022.unesc.net/.
A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Texto e foto: Marciano Bortolin