VI Jornada Materno Infantil e I Congresso Materno Infantil reúne acadêmicos em Criciúma

VI Jornada Materno Infantil e I Congresso Materno Infantil reúne acadêmicos em Criciúma
Iniciativa é realizada pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, Liga Acadêmica de Mastologia e Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia, ambas da Unesc

Promover o aprendizado, garantir novos conhecimentos e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais estiveram entre os principais objetivos da VI Jornada Materno Infantil e o I Congresso Materno Infantil realizado  sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de outubro, na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. A iniciativa da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, Liga Acadêmica de Mastologia e Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia, ambas da Unesc, contou com a participação de 200 inscritos para as palestras e oficinas realizadas.

“A jornada é um evento que já é bem reconhecido na região, especialmente pelos acadêmicos da Unesc, porém este ano percebemos a presença de acadêmicos de várias outras regiões, e esse reconhecimento nos deixa muito felizes. Para que esse evento ocorra, contamos com o apoio importante dos nossos professores, como o Dr. Joel, a Dr. Ana Cláudia, a Dra. Maíra, a Dr. Mariana Magalhães, o Dr. Paulo Ferreira. Contamos também com o apoio do curso de Medicina e da Unesc, além dos patrocinadores que apoiam e incentivam esta importante iniciativa”, explica a presidente da Liga de Pediatria e Neonatologia, Maria Paula Ronchi Colombo.

De acordo com a presidente da Liga de Mastologia, Maria Eduarda Xavier, essa é uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos que se adquire na faculdade. “Tanto as oficinas, como as palestras possibilitam que a gente estude mais profundamente temas que não são tão detalhados durante o curso. Pretendemos crescer ainda crescer ainda mais e para o próximo ano, fazer algo ainda maior”, esclarece a acadêmica.

A mesma ideia é compartilhada pela presidente da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, Maisa Daniel Justo. “Foi um evento que superou as nossas expectativas desde o início. Tivemos palestras diferenciadas, com temas bem abrangentes que trouxeram muito aprendizado a quem esteve aqui presente, sejam médicos, acadêmicos ou profissionais da saúde”, comenta.

Uma das incentivadoras da realização do evento foi a professora da 5° fase do curso de Medicina da Unesc, Ana Claudia Milanesi. “Este é um evento direcionado para todo o público da medicina, onde são abordados aspectos importantes da saúde materno-infantil, desde aspectos da saúde da mulher, gestação e pediatria. Muitos dos temas abordados aqui não são detalhados, especialmente pela questão de tempo, na carga horária destes alunos. Então aqui aproveitamos para trazer esses temas, para enriquecer os conhecimentos destes futuros profissionais”, explica a professora.

Para o professor Joelson Carmono Lemos, além do conhecimento profissional, os acadêmicos acabam tendo a experiência de organização de eventos. “Podemos estimular o nosso acadêmico a ser organizador. Eles puderam vivenciar como é organizar um congresso, as dificuldades, intempéries, correria na busca de patrocínio, entre outras coisas. Tudo isso agrega, e muito, na vida deste aluno que está na fase de aprendizado”, enaltece.

As palestras e oficinas foram realizadas na noite se sexta-feira e durante a manhã e tarde de sábado.

Texto e foto>Jéssica Pereira