Unesc realiza ações comunitárias em diversos locais de Criciúma

Unesc realiza ações comunitárias em diversos locais de Criciúma

Mulheres, homens, adolescentes e crianças atendidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Luzia, em Criciúma, participaram de um bate-papo importante nesta quinta-feira (1º/09). Organizado pela Unesc, a palestra da tarde levantou como tema a prevenção e erradicação da síndrome da alienação parental, considerada interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores ou responsáveis, para que a criança ou adolescente repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou a manutenção de vínculos com este.

 

Durante o encontro, eles abordaram sobre as leis, consequências psicológicas, penalidades cabíveis, entre outros assuntos pertinentes ao tema. “A atividade realizada contribui para atingir uma das metas do ODS que é a paz, justiça e instituições fortes. A família é a mais antiga e importante instituição da sociedade e a convivência familiar saudável de crianças e adolescentes é direito constitucionalmente garantido”, reforçou Sheila, responsável pela palestra.

Uma das participantes, Simone Ferreira Pizoni, 49 anos, que estava com o neto José de 4 anos, falou da importância do assunto. “Estamos carentes de informações e precisamos ensinar os filhos e netos o que é certo e errado. Em casa tento manter o diálogo. A diferença está nos pequenos detalhes. Temos que estar atentos a tudo e observar cada ação. Esse diálogo de hoje foi fundamental até para buscar ajuda, quando precisarmos ou quando alguém nos procurar para falar algo. Temos que ter amor e muita sabedoria”, comentou.

Acessibilidade em escola

Nesta semana, professores também foram até a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF), José Contim Portella, em Criciúma. Lá eles realizaram o programa Inovação para sustentabilidade e o Programa de Extensão Habitat+Humano, Inclusivo e Sustentável (PEHIS), que tem como professoras responsáveis, Aline Savi e Evelise Zancan.

A atividade teve como objetivo avaliar as condições de acessibilidade espacial e, assim, elaborar um relatório técnico, que permita à escola observar os requisitos que careçam de maior atenção e discutir junto aos gestores públicos possíveis adequações. Durante a ação, as professoras, que acompanharam o grupo auxiliaram no preenchimento das planilhas de análise espacial e destacaram a relevância do projeto enquanto ação de cidadania e de visão inclusiva. 

A acadêmica do curso de Enfermagem, Cecilia Almeida Senado, destacou a importância social da bolsa Proesde e a importância da ação e do seu resultado, para adequação 

da escola às necessidades de acessibilidade.

Já no CRAS Tereza Cristina, Vila Miguel e Renascer, alunos e professores abordaram a prevenção da violência doméstica e familiar, por meio do projeto Amora. “Fomos muito bem recebidos em todos os lugares que passamos. As mulheres foram muito interativas e estão ávidas por conhecimento e engajadas na busca pelos seus direitos, além do papel da importância da denúncia. Para os alunos também foi muito positivo”, comentou a professora Mônica Cortina, que atua ao lado da professora Giovana Ilka Jacinto Salvaro no projeto.

Na oportunidade, a equipe do projeto propôs reflexões e informações sobre violência física, psicológica, patrimonial, moral, sexual e virtual. Eles ainda reforçaram os direitos das mulheres, por meio da Lei nº 11.340, a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar.

O Projeto Amora existe desde 2011 e envolve professores acadêmicos dos cursos de graduação em Direito e Psicologia em atividades de educação em direitos humanos das mulheres, especificamente na prevenção da violência doméstica.

 

Vivercom

 

O projeto Vivercom edição Proesde Criciúma 2022 pretende contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da universidade diante da realidade social. 

 

Tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030. Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas por meio do ensino e da pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país.

As ações de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos ODS quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.

 

 Texto e fotos: Daniela Savi