Unesc Profissões 2024: estudantes vivenciam o futuro acadêmico com experiências imersivas
A edição de 2024 do Unesc Profissões foi encerrada com grande sucesso na noite de quinta-feira (31/10), reunindo mais de seis mil estudantes de 120 escolas públicas e privadas. Em dois dias de intensa programação, o evento guiou futuros acadêmicos na exploração de mais de 60 opções de cursos oferecidos pela Unesc, proporcionando uma imersão prática e diversificada em múltiplas áreas do conhecimento.
Uma das grandes novidades deste ano foram as oficinas práticas organizadas pelos cursos de graduação, que ofereceram uma experiência aprofundada nas áreas de atuação, combinando conteúdos teóricos e práticas do dia a dia, além de explorar as possibilidades de carreira. Os workshops ocorreram nos três turnos, dando aos alunos a chance de vivenciar a realidade das profissões e dialogar diretamente com profissionais de cada área.
Para aqueles ainda indecisos sobre a futura carreira, a Unesc preparou um espaço exclusivo no ginásio de esportes José Antônio Carrilho, onde os estudantes puderam realizar testes vocacionais e participar de sessões de mentoria com a equipe do Programa de Orientação Profissional (POP). Pensado para ser acolhedor e inspirador, o ambiente incentivou os jovens a descobrirem suas aptidões e interesses, orientando-os na escolha de cursos que se alinhem ao seu perfil e objetivos.
Compromisso com a educação
A reitora Luciane Bisognin Ceretta, salientou que o evento cumpre o compromisso da Unesc de promover o acesso à educação de qualidade e orientar os estudantes em suas decisões profissionais. “O principal objetivo da nossa Universidade é apresentar aos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio as inúmeras oportunidades que uma Universidade Comunitária de excelência pode oferecer, destacando nossa posição de destaque no Sul de Santa Catarina. Além de oferecer ensino de alta qualidade, buscamos apoiá-los na escolha de uma profissão que acompanhará suas vidas”, comentou a reitora.
“Cada curso preparou laboratórios específicos para que os alunos pudessem literalmente ‘colocar a mão na massa’ ou observar a prática de suas futuras profissões. Isso os ajuda a vislumbrar seu lugar no campo escolhido, em uma experiência que favorece a identificação e o reconhecimento”, complementou Luciane.
Experiências
A professora Maria Emília Martins da Silva Garbuio, do Instituto Federal Catarinense de Sombrio, acompanhou os alunos no evento na Unesc e destacou a importância da vivência proporcionada. “É fundamental vivenciar na prática o que os alunos poderão desenvolver ao ingressar na graduação. Essa oficina que participamos esteve cheia de estudantes interessados. Conversando com a professora, percebemos o universo desta profissão, o que tornou essa troca de experiências ainda mais bacana. Para eles, que estão literalmente colocando a mão na massa, é uma oportunidade única”, observou.
“Essa experiência foi bem diferente e nova. O contato com os cursos foi muito importante. Aqui conseguimos entender como cada um funciona e é bem diferente. Gosto mais da área da saúde, mas me encanto muito por moda também”, complementou o estudante do Instituto Federal Catarinense de Sombrio, Marcel Lima, que participou da oficina de Design de Moda.
Quem também aproveitou uma das oficinas foi a estudante do Cedup Abílio Paulo, Gabriela de Moraes da Conceição. “Foi incrível, principalmente pela oportunidade de ter contato direto com os professores e explorar os espaços que o curso oferece. Isso só reforça ainda mais a certeza sobre o que quero para o meu futuro. Espero estar aqui, convivendo com esses professores e frequentando esses lugares que conheci hoje”, comentou ela, que participou da oficina do curso de Educação Física.
O estudante da Escola Governador Ildo Meneghetti, de Passo de Torres, Samuel Teixeira da Silva também adorou a experiência com o Unesc Profissões. “É a primeira vez que venho à Universidade, e estou tendo a oportunidade de conversar com professores e estudantes que já estão cursando, o que tem sido ótimo para tirar minhas dúvidas e ajudar na minha decisão. O campus é enorme, gostei muito de conhecê-lo e achei a experiência muito bacana. Estou em dúvida entre os cursos de Química e Engenharia Química, e participar dos workshops foi realmente importante para entender melhor as possibilidades de cada área”, finalizou.
Os interessados que não puderam participar em grupos escolares neste dias de evento são igualmente bem-vindos e podem visitar a Universidade a qualquer momento. “Nossa Central de Atendimento ao Acadêmico está preparada para apresentar as diversas opções de bolsas de estudo, incluindo o programa Universidade Gratuita, iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, que oferece bolsas de 100%”, acrescenta a reitora da Unesc.
Texto: Daniela Savi/Agecom Unesc
Foto: Agecom Unesc