Unesc é destaque com prêmios e reconhecimentos em 2024
Em 2024, a Unesc consolidou ainda mais a posição como referência de excelência no Ensino Superior, ao colher uma série de conquistas que reforçam o compromisso com a educação de qualidade, a inovação e o desenvolvimento regional. Ao longo do ano, a Universidade se destacou por prêmios e reconhecimentos que vão desde a área acadêmica até iniciativas que impactam diretamente a comunidade.
Entre os principais feitos, destacam-se, por exemplo, a ampliação de programas de pós-graduação, a implementação de novos projetos de Pesquisa com foco em sustentabilidade e saúde, além de importantes parcerias com instituições públicas e privadas, que reafirmam seu papel fundamental no avanço científico e cultural.
“A Unesc possui uma trajetória de 56 anos, marcada pela busca incessante por melhorias e pela formação de profissionais capacitados. A Instituição fortalece a missão de transformar a realidade dos acadêmicos e da sociedade, consolidando-se como um pilar fundamental no desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina. Cada conquista é fruto do trabalho coletivo e do propósito de promover uma educação que ultrapassa os limites da sala de aula e alcança a comunidade e gera desenvolvimento”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Conforme a reitora, a Unesc é movida cotidianamente pela responsabilidade de formar profissionais que não apenas dominem suas áreas de atuação, mas que também sejam agentes de mudança na sociedade. “Nossa história de mais de cinco décadas é de evolução constante, e seguimos determinados a ampliar nosso alcance, fortalecer parcerias e continuar a contribuir para o crescimento sustentável do Sul de Santa Catarina. A Unesc é, e sempre será, uma Universidade Comunitária comprometida com o futuro de todos”, reitera.
Nota Máxima do MEC
Uma das conquistas que comprova a excelência que é marca registrada da Unesc é o recente resultado da avaliação que concedeu conceito máximo no Ministério da Educação (MEC). Com estrutura moderna, equipe de professores altamente qualificada e Ensino comprometido com a excelência, a Universidade encantou os avaliadores externos com o ambiente acolhedor e recursos de ponta que promovem o desenvolvimento dos estudantes e da região.
“Receber a nota máxima do MEC é o reconhecimento do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica da Unesc. Esse conceito reflete não apenas nossa infraestrutura de excelência e corpo docente altamente qualificado, mas, principalmente, nosso compromisso com uma educação transformadora e inclusiva. É uma conquista que celebra o trabalho dedicado de cada colaborador, professor e estudante e que reforça a nossa missão de impactar positivamente o desenvolvimento da região e a formação de profissionais éticos e inovadores. Este é um marco que nos inspira a continuar crescendo e oferecendo o melhor à nossa comunidade”, fala a reitora.
Destaque no RUF
A Unesc se consolida também como uma das mais relevantes Instituições de Ensino Superior não estatais do estado de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024. A Universidade ocupa a segunda posição geral entre as Universidades não estatais de Santa Catarina, reforçando a excelência em diversas áreas para o Ensino Superior.
No cenário nacional, a Unesc aparece na 23ª posição entre as Universidades não estatais e posicionando-se em 90º lugar no ranking geral, entre todas as universidades avaliadas. Dentro dos critérios avaliados, os pontos fortes da Instituição incluem o desempenho em Pesquisa, Inovação e Internacionalização, que evidenciam o compromisso com a produção de conhecimento de qualidade e a inserção no cenário acadêmico global.
Em Pesquisa, a Unesc ocupa a 1ª posição entre as não estatais de Santa Catarina e a 12ª no âmbito nacional que refletem a consistente produção acadêmica. Na Internacionalização, a Universidade também é destaque ao alcançar o 1º lugar no estado e a 14ª colocação entre as Universidades não estatais no Brasil.
O desempenho da Unesc em Inovação também merece destaque, com a 1ª posição em Santa Catarina entre as não estatais, que consolida a Universidade como um polo de desenvolvimento e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias.
Unesc, um lugar incrível para trabalhar
Em 2024, a Unesc se posicionou entre as 60 organizações de médio porte incríveis para trabalhar do Brasil, segundo pesquisa da Fundação e Instituto de Administração (FIA), que mergulha na experiência dos colaboradores e nas relações do ambiente de trabalho.
Este é o terceiro ano em que a Instituição é reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para Trabalhar” do país e, mais que isso: é a única Universidade do Brasil a receber o reconhecimento. A FIA Business School destaca as organizações brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores, a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). A avaliação de clima é feita pelos próprios colaboradores, sendo que em 2024, a Unesc se destacou, entre outros, na categoria Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança - ESG), com nota 95,4, além da qualidade de vida no trabalho: 91,3. Além disso, a Universidade teve nota 99,5 no item “os produtos e serviços de minha empresa são muito importantes para nossa sociedade”.
“Na Universidade, a dedicação e o comprometimento das pessoas se entrelaçam e constroem um espaço no qual a excelência é reflexo da união e da colaboração. Esse prêmio destaca o resultado do esforço diário de cada colaborador, que contribui com talento e paixão para fazer da Unesc um ambiente de constante aprendizado, respeito e inovação”, relata a reitora.
Ao todo, 422 organizações se inscreveram na edição de 2024, totalizando 224 mil respondentes, que representa 770 mil colaboradores.
Troféu Destaque SC
Em 2024, a Unesc conquistou pelo sétimo ano a certificação social e pela quarta vez o Troféu Destaque SC na categoria Organização Sem Fins Lucrativos, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os reconhecimentos reafirmam o compromisso da Universidade com a sociedade e o meio ambiente.
“Mais uma vez, a nossa Unesc é reconhecida. Isso é resultado do trabalho conjunto de uma Universidade Comunitária que se dedica à excelência acadêmica, à Inovação e à prestação de serviços por meio da Extensão e da Pesquisa”, cita a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Marca mais lembrada
A única Universidade Comunitária do Sul catarinense também conquistou o prêmio Top Of Mind, com a Instituição de Ensino Superior mais lembrada da região na categoria “Top População Regional Sul”. O reconhecimento é resultado da escolha espontânea da comunidade, ao ser questionada sobre qual Universidade vem à mente.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, celebra a conquista com entusiasmo e enfatiza o compromisso da Universidade com a comunidade e a transformação social. “É um momento de imenso valor, que reflete o reconhecimento do trabalho que realizamos diariamente. Compartilhar esse conhecimento com todas as mãos que constroem nossa Universidade, desde a comunidade acadêmica interna até a sociedade que utiliza os serviços e recursos educacionais que oferecemos, é motivo de grande satisfação e orgulho”, comenta.
Ao todo, 39 categorias, divididas entre Top População e Top Executivos. A pesquisa, realizada pelo Instituto Mapa em parceria com a NSC, não possui múltipla escolha, ou seja, é possível mencionar qualquer marca preferida ou empresário que mais admira. O Top Of Mind identifica as marcas que mais se destacam na memória dos catarinenses, com base em uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa nas 30 maiores cidades do estado.
Medalha Zilda Arns de Boas Práticas
A Unesc ainda recebeu a Medalha Zilda Arns Neumann em reconhecimento à contribuição em prol da humanidade por meio de trabalhos, ações e projetos sociais realizados ao longo dos 56 anos de história. Concedida pela prefeitura de Forquilhinha na abertura do Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância - Um tributo a Zilda Arns, a condecoração reconhece a atuação da Universidade voltada ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos, desenvolvidos sob os princípios da solidariedade, do amor ao próximo e em defesa da vida em todas as etapas.
A Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância é um instrumento para identificar e disseminar as práticas bem-sucedidas na área da Primeira Infância, que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia de direitos desta fase tão importante da vida do ser humano.
“É por meio da educação que a nossa Universidade transforma vidas e cenários. Receber essa medalha que leva um nome de tamanha relevância internacional, nos enche de ânimo e ainda mais responsabilidade de continuar na defesa das causas sociais, especialmente aquelas voltadas à infância e à adolescência”, relata Luciane.
Selo ODS
O compromisso da Unesc com o desenvolvimento sustentável foi mais uma vez evidenciado com a concessão do Selo ODS 2024, reconhecimento destinado a empresas; indivíduos; organizações de classe; entidades da sociedade civil; instituições de ensino e poder público em Criciúma e região. Este ano, mais uma vez, a Instituição recebeu o certificado que demonstra o comprometimento contínuo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A renovação do reconhecimento atesta que os signatários estão cumprindo os compromissos assumidos ao aderir ao Movimento Nacional dos ODS em Santa Catarina. “A Unesc cumpre as políticas institucionais com seriedade e comprometimento, porque o nosso foco é o desenvolvimento regional. Entendemos que os ODS estão alinhados com aquilo que a Unesc tem de melhor que é uma identidade comunitária, comprometida com a melhoria do ambiente de vida e também com a melhoria da condição de vida das pessoas por meio da educação de excelência”, comentou a pró-reitora Gisele Coelho Lopes.Gisele, que representou a Universidade durante a entrega do certificado.
Reconhecimento às Clínicas Integradas
As Clínicas Integradas da Unesc, referência na oferta de serviços de saúde humanizados e de qualidade, foram reconhecidas por meio de Moção de Aplausos do Legislativo de Balneário Rincão. A homenagem, proposta pelo vereador Luiz Carlos Pinto e apoiada pelos demais parlamentares, enfatiza a relevância do trabalho realizado pela Universidade na promoção da saúde, formação de profissionais e fortalecimento do bem-estar social.
Os serviços prestados nas Clínicas Integradas simbolizam um dos pilares da Universidade: a união entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, que permite formar profissionais altamente capacitados enquanto promove impacto direto na vida das pessoas.
“Receber a Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão é motivo de grande emoção para a comunidade acadêmica. Este reconhecimento, fruto da sensibilidade do vereador Luiz Carlos Pinto, com o apoio dos seus colegas, reforça a importância do trabalho desenvolvido pelas Clínicas Integradas em Saúde no atendimento às necessidades da nossa população, especialmente em um momento em que o acesso à saúde de qualidade é essencial”, comentou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
Protocolo de atendimento a pessoas autistas
A Unesc, por meio do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento (Land), e o Corpo de Bombeiros foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que acolheu proposição do deputado estadual Julio Garcia.
A Moção de Aplauso reconhece o trabalho das entidades, que desenvolveram em conjunto um protocolo específico de atendimento pré-hospitalar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Esse é primeiro padrão de atendimento para pessoas neurodivergentes no país e visa garantir cuidados adequados em casos de emergência. “O projeto exemplifica o que podemos alcançar quando trabalhamos juntos para o bem comum. Continuaremos a buscar oportunidades para criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os membros de nossa sociedade”, salienta a reitora.
Matrículas
Além das bolsas provenientes do programa Universidade Gratuita, que conta com normativas específicas, a Unesc oferece ainda outras modalidades de desconto. Entre as possibilidades estão o Desconto Transferência Externa com 50% nas mensalidades durante o primeiro ano de transferência do curso e, a partir do segundo ano, com 20% de desconto nas mensalidades durante toda a graduação.
Além disso, a Universidade conta com o Desconto Matrícula Comunitária com 50% no primeiro semestre e 20% nos próximos até o fim do curso. Para ter acesso a esta modalidade de bolsa, é preciso ser estudante de escola pública e preencher o termo de ciência.
A Unesc também tem o Desconto Ingressante Primeira Graduação, e poderá ser concedido 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso, na modalidade presencial; Desconto Egressos Unesc com 30% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação, aos acadêmicos egressos de cursos da Unesc; Desconto Colégio Unesc com 30% aos acadêmicos que tenham realizado todo o Ensino Médio no Colégio Unesc, e 20% de desconto àqueles que tenham estudado o 3° ano do Ensino Médio no Colégio Unesc; Desconto Segunda Graduação/Habilitação com 25% aos acadêmicos que tenham realizado a primeira graduação em outras instituições de ensino; Desconto família com 10% a partir do segundo membro da família que ingressar em 2025/1 em cursos de graduação.
A Instituição conta ainda com o Programa Pró-Engenharias, com bolsas de estudo com descontos nas mensalidades para cursos de Engenharias; Arquitetura e Urbanismo; e Design. As inscrições para o Pró-Engenharias já estão abertas e podem ser feitas até 14 de março de 2025 na Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac). O programa oferece a chance de ingressar em cursos com mensalidades mais acessíveis, sendo que no primeiro semestre da graduação o desconto é de 70%, e nos semestres seguintes, 50%, conforme o estudante atenda aos requisitos estabelecidos. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada na matrícula.
Para saber mais, é possível tirar dúvidas também na Centac, presencialmente no Bloco do Estudante, ou ainda pelos telefones (48) 9 9915-0433 ou 3431-4500. Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.
Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc