Startups incubadas na Unesc são selecionadas em dois editais
Seis incubadas e uma pré-incubada na Unesc foram selecionadas em dois editais nesta semana. As startups Warux; Labtrack Ensino e Tecnologia Ltda; Enterprise Intelligence Psiu e Boaz Comércio de Máquinas e Equipamentos Industriais, estão entre as participantes do Inova Criciúma. Já a E-licencie; Gavi Cloud e Lifty Solutions, participam do Startup SC.
“A Unesc está sempre conectada às tendências mais atuais e transformadoras do mundo. Colocamos toda a expertise de nossa Instituição à disposição da formação profissional de excelência e da sociedade para impulsionar o desenvolvimento regional. Essas ideias selecionadas nos dois editais impulsionam o avanço tecnológico e contribuem para a transformação socioeconômica do Sul catarinense”, relata a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
Ao todo, o Startup SC, do Sebrae, selecionou 60 negócios inovadores de todo o estado que terão acesso a workshops, masterclass e sessões individuais e coletivas de mentoria. As selecionadas também poderão receber um “capital semente” de até R$ 80 mil, por meio do edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), e ter acesso a produtos e serviços de cloud, marketing digital e finanças de forma gratuita ou a preço reduzido.
“É uma grande satisfação ser aprovado neste importante programa de capacitação. Já havíamos tentado três vezes e só conseguimos agora, pois estamos mais preparados e com um nível de maturidade maior comparado aos outros anos”, enfatiza o diretor de Tecnologia (CTO) da E-licencie, Luiz Henrique.
Fomento
A 4ª edição do Programa Inova Criciúma visa estimular projetos que contribuem para o desenvolvimento da indústria, comércio e administração pública e distribuirá até R$ 250 mil em fomento para dez startups. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Inovação (FMI). A premiação será realizada na próxima terça-feira (14/5), em cerimônia a ser realizada no Paço Municipal.
“A Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec.in), da Unesc, tem papel primordial na preparação destas startups. A seleção nesses editais comprova o trabalho de excelência que desenvolvemos em nossos programas de pré-incubação e incubação em nossa Instituição”, fala a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.
A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Juliani Engel, ressalta que os editais oferecem oportunidades para o desenvolvimento das startups que já recebem toda a mentoria e estrutura necessária na incubadora Talent Lab, da Universidade.
“Por meio da incubadora, esses empreendedores encontram um ambiente adequado para desenvolver as ideias, aprender, receber mentoria e trocar experiências. Ter um ambiente com outros profissionais para ajudar é crucial para o sucesso dessas startups”, enfatiza.
Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Foto: Arquivo