Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti inicia em Criciúma

Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti inicia em Criciúma

Campanha começou segunda-feira (23) e busca conscientizar os moradores sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito

Iniciou segunda-feira (23), em Criciúma, a Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti, promovida pelo Ministério da Saúde, via Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC). No primeiro dia de atividades, ações de conscientização foram realizadas na Praça Nereu Ramos. A iniciativa contou com distribuição de materiais informativos, teatro de fantoches e brincadeiras educativas às crianças, além de orientações aos moradores sobre a correta destinação de resíduos.

A Semana Nacional segue até sexta-feira (27). “A campanha é promovida por todo o Brasil, mas cada cidade é responsável por planejar e realizar suas atividades. O primeiro dia serviu para chamar a atenção da população sobre os riscos causados pela proliferação do mosquito Aedes aegypti. O vetor transmite doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya. O evento também contou com a presença de colaboradores da Unesc, que verificaram a saúde dos moradores”, relata a coordenadora do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Natália Reche.

Aproximadamente 50 alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Casemiro Stachurski e Santa Rita de Cássia participaram das atividades na Praça Nereu Ramos. “As crianças dos 4° e 5° anos utilizaram materiais recicláveis, que são recolhidos para não acumularem água, e construíram brinquedos. Elas também fizeram desenhos relacionados ao Aedes aegypti”, conta Natália. A iniciativa envolveu 12 profissionais.

O aposentado José Honorato, de 62 anos, aproveitou o primeiro dia de mobilização para medir a pressão arterial e adquirir conhecimento sobre o mosquito Aedes aegypti. “Eu cuido do jeito que sei, que são apenas cuidados básicos. Jamais deixo água parada, porque além do inseto, outras doenças podem ser ocasionadas pelo descuido. Esta ação é muito importante para que as pessoas se previnam, ainda mais que estamos perto do verão”, salienta.

A Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti em Criciúma conta com a participação das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, CCZ da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Programa Saúde na Escola (PSE) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Cronograma

24/10 
8h30min | Educação nas escolas: EMEF Fiorento Meller, bairro Mineira Nova
13h30min | EEB Padre Miguel Giacca, distrito do Rio Maina

25/10  
13h às 17h | Orientação aos acadêmicos da Unesc

26/10 
8h às 15h | Conscientização nas empresas de transportes e reciclagens

27/10 
8h às 15h | Mutirão de triagem nos Cemitérios dos bairros Brasília, São Luiz e Rio Maina

Texto e fotos: Émerson Justo