A medida, que deve ser aplicada a partir de 2019, vai proporcionar maior segurança e conforto aos alunos, além de possibilitar a continuidade das etapas escolares
A Secretaria de Educação de Criciúma iniciou um estudo para a possível transferência de estudantes do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Thereza Dario Milanezzi para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erico Nonnenmacher, ambas no bairro Pinheirinho. O Ceim conta com apenas duas salas de aula e tem matriculadas cerca de 50 crianças entre 4 e 5 anos de idade. Para o ano letivo de 2019, o número deve ser reduzido para 25 alunos, já que o centro não oferece ensino fundamental.
Já a escola Erico Nonnenmacher tem porte para receber alunos do 1º ao 9º ano. Para oferecer continuidade nas etapas escolares e melhor estrutura aos estudantes, a alternativa passou a ser a transferência no início do próximo ano. “Um dos fatores que nos preocupa é que o Ceim está muito próximo à Avenida Centenário. O fluxo de veículos é intenso e o local é perigoso para as crianças. E a mudança não geraria transtornos, já que a distância entre os dois locais é de apenas 700 metros”, complementa a secretária de Educação, Roseli de Lucca.
Segundo a secretária, além da proximidade, maior segurança e possibilidade de continuidade nos estudos, o novo local também oferece espaços e oportunidades que são indispensáveis no processo educacional. “No novo local, os estudantes terão à disposição biblioteca, quadra esportiva, sala multimídia, sala de artes, espaço para atividades ao ar livre e socialização”, exemplifica Roseli.
Ampliação da escola
Para melhor recepcionar estudantes na Escola Erico Nonnenmacher, a Administração Municipal já iniciou o processo de aquisição de um terreno ao lado da escola, onde serão construídas mais salas de aula, áreas de estudo e convivência, além de um auditório.
Texto: Vivian Sipriano
FotoS: Guilherme Nuernberg