De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira, 18, Santa Catarina está entre os estados com maior saldo de empregos em abril com 5.322 postos de trabalho formais.
O saldo resultou da diferença entre 82.502 admissões contra 77.180 desligamentos no período. Os dados de abril deste ano indicam uma recuperação em relação ao mesmo período do ano passado quando o saldo foi de 1.839 vínculos com carteira assinada.
“Esses números demonstram que a economia de Santa Catarina tem força e que os catarinenses têm espírito empreendedor”, lembra a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Romanna Remor.
O desempenho positivo pode ser observado nos setores de serviços (3.418); construção civil (1.287) e indústria da transformação (1.250). O que impulsionou o setor de serviços, por exemplo, foi o incremento no comércio, transporte e ensino. Dentre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Joinville (1.270); São José (803); Blumenau (677); Chapecó (651); Jaraguá do Sul (417) se destacaram na geração de empregos no estado.
“Os dados indicam que os oito setores da economia no país tiveram expansão. E esse é um indicativo importante porque o estado está acompanhando a recuperação das demais unidades da federação ”, destaca o diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Thales Sander Piovesan.
Os maiores saldos de emprego ocorreram em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro.
Texto e foto: Patricia Antunes