Revestimento usado na casa do BBB é criado por formando do curso de Design da Unesc
A paixão do egresso do curso de Design da Unesc, Jones dos Santos Bittencourt, de 22 anos, pela área dos revestimentos cerâmicos veio desde o início da graduação, há cinco anos. Agora, logo após comemorar oficialmente a formatura neste sábado (22/1), depois o adiamento da cerimônia festiva, ele tem o trabalho reconhecido na área que é a sua paixão ao estampar na casa mais vigiada do Brasil, o Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo, um revestimento de criação própria na função de designer de produto da empresa Itagres, de Tubarão.
Chamado de “Granilite Glitter” o produto foi o primeiro desenvolvido por Jones na empresa e já conquistou espaço na vitrine nacional. Conforme ele, a peça traz alguns elementos descontruídos da cultura geek, de Star Wars em especial, mas que são imperceptíveis ao público e fazem parte da sua forma de criar. O destaque, para ele, é motivo de orgulho e até êxtase. “Ainda não caiu a ficha direito, mas me sinto muito feliz e emocionado. É muito gratificante”, comenta Jones, formado em 2020 no curso de Design da Unec.
O design de superfície, área na qual o egresso se dedica diariamente, é amor antigo, iniciado ainda em 2017, na primeira experiência de trabalho, na qual teve a oportunidade de atuar diretamente no setor envolvido no processo de criação. Os aprendizados acadêmicos vieram em seguida ao cursar a faculdade e confirmar o que seu coração já dizia. “Ao longo do curso nós exploramos diversas formas do Design, o que foi importante também para o meu aprendizado. Porém, quando chegou naquela que disciplina específica que eu tanto esperava, eu tive certeza que era essa a minha paixão”, destaca.
O amor ao que faz e toda a bagagem adquirida na graduação na Unesc são claramente ingredientes imprescindíveis para o sucesso do jovem. Somados à receita, conforme o coordenador do curso de Design da Universidade, João Rieth, estão a dedicação enquanto acadêmico e o talento nato. “Desde o início ele me disse que tinha esse interesse pela área da cerâmica e foi nesse segmento que permaneceu durante os anos de graduação. Ao tomarmos conhecimento do destaque do produto por ele desenvolvido nos traz muito orgulho e satisfação, especialmente por conhecermos seu talento e dedicação”, comenta.
A indústria cerâmica regional, de acordo com Rieth, faz parte da história do curso e representa um dos grandes potenciais de atuação aos acadêmicos e egressos, sendo uma área na qual a graduação oferece grande qualificação. “A área do design cerâmico e o design de superfície é o setor que abriu as portas para os projetos colaborativos com empresas regionais. Foi nesse segmento que começamos a parceria de receber briefings reais e procuramos desenvolver novas propostas criativas com a assessoria das empresas. Esse destaque demonstra o quanto esses projetos são eficientes”, acrescenta.
Ao longo dos próximos meses Jones, seus amigos, colegas e familiares e toda a comunidade acadêmica e regional terão um motivo a mais para assistir ao reality show e apreciar o trabalho do talento criciumense. “Acho que quando eu sentar na frente da TV despretensiosamente e ver o revestimento aparecendo lá é que vai cair a minha ficha de que meu trabalho está em rede nacional”, pontua ainda.
A repercussão positiva, conforme o designer, pode servir de incentivo para quem tem interesse na área. “Eu indico sem dúvidas o curso de Design da Unesc para quem tem um estilo de criatividade. Você vai passando pelas disciplinas, se envolvendo, percebendo seus interesses e até criando novos interesses a partir do que aprende”, garante.
Processo de preparação para integrar o BBB
Para fazer parte do projeto arquitetônico da casa do Big Brother Brasil o produto da Itagres desenvolvido por Jones passou por alguns ajustes. O Granilite Glitter EXT, conforme o designer, foi repensado de forma a oferecer resistência ao escorregamento, conforme o ambiente no qual a produção do programa usaria, encaixando-se ao estilo escolhido para a casa. “O produto original, o primeiro que desenvolvi na empresa, em 2021, não era indicado a esse tipo de espaço. A partir da demanda do programa, fizemos a alteração e lançamos essa variação para área externa. Tudo de forma rápida e discreta com contato entre o setor de marketing da empresa e a produção da Rede Globo”, relata.
A Itagres expõe oito produtos no BBB, sendo quatro de coleções já lançadas anteriormente e quatro novidades. “A repercussão está muito positiva. Isso alavanca os negócios. É muito interessante o crescimento”, comemora.
Oportunidade em aberto
As matrículas para o curso de Design e as mais de 50 outras opções em graduação da Unesc estão em aberto. Interessados podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as oportunidades e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.
A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 9 às 19h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o semestre.