O Programa de Exercícios para Idosos, desenvolvido na Unesc, vai levar mais qualidade de vida a quem tem entre 60 e 70 anos. A iniciativa é resultado de uma dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade e vai proporcionar, gratuitamente, momentos com prática da musculação, de Yoga e exercícios aeróbicos. O foco é a melhora na cognição, memória e imunidade do participante.
Segundo Beatriz Giusti Furtado, pesquisadora responsável pelo projeto, já existem resultados concretos sobre a eficácia da proposta.As atividades serão realizadas três vezes por semana, no período vespertino, com a supervisão da mestranda e coordenadas pelo professor doutor Joni Marcio de Farias.
“Com o acompanhamento dos diferentes modelos de exercício físico, com foco em funções cognitivas, psicológicas, imunológicas e de autonomia funcional de idosos saudáveis, é possível validar a eficácia do projeto e adequar as atividades para proporcionar uma melhor qualidade de vida”, conta Beatris.
A pesquisadora também explica que os dados gerados durante os exercícios vão contribuir com o segmento cientifico do projeto, que busca ilustrar a importância da prática do exercício físico para a saúde, destacando a relevância da atuação do profissional de educação física – bacharel.
Informações e inscrições
Os interessados podem entrar em contato com o GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde) no telefone (48) 3431-2572.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa Unesc