Tema foi abordado com profissionais que atuam no 4º ano do ensino fundamental
Para dar continuidade ao projeto “Trabalho infantil não é brinquedo”, a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC) realizou quarta-feira (11), a formação para professores que atuam no 4º ano da rede municipal. O encontro foi realizado no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma. O objetivo foi capacitar professores e orientadores sobre o tema: Combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem.
Durante o encontro foram tratados assuntos sobre o trabalho infantil doméstico e rural e o papel da escola, pelos coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação Guilherme Medeiros Honorato e Livia da Silva. Mais de 1.800 cartilhas educativas foram distribuídas aos participantes, que abordarão o tema de forma didática com os alunos.
Para a confecção da cartilha, foi desenvolvida pelo TRT uma pesquisa durante seis meses nas escolas da rede municipal em 2017. Os dados foram apresentados pelo assessor jurídico David Schlikman no lançamento do projeto em junho passado com a presença dos professores e orientadores e a secretária de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.
De acordo com o coordenador pedagógico da Secretaria de Educação Guilherme Medeiros Honorato, a pesquisa alcançou 910 crianças de 8 a 13 anos, todas do 4º ano do ensino fundamental.
Concurso de desenho
Com o tema “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola”, os professores farão a divulgação do concurso de desenho nas escolas. A data final para a entrega dos desenhos na Secretaria de Educação é no dia 3 de agosto, com a divulgação dos resultados no dia 26 de outubro. A cerimônia de premiação será em 9 de novembro.
Inicialmente, a seleção dos desenhos será feita por cada escola, sendo escolhidas apenas duas ilustrações por instituição de ensino. Os critérios avaliativos serão a pertinência ao tema, originalidade e impacto visual. O regulamento está disponível no site: www.amatra12.org.br.
Texto: Decom
Foto: Divulgação/Decom