Prefeitura de Criciúma abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos

Prefeitura de Criciúma abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos
Maiores de 15 anos podem se inscrever para concluir o Ensino Fundamental de alfabetização ao 9º ano, além de cursos profissionalizantes em diversas áreas

Iniciou nesta quinta-feira (1°), em Criciúma, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos níveis de alfabetização ao 9º ano para pessoas maiores de 15 anos. A EJA atende jovens que desejam iniciar ou concluir o Ensino Fundamental, além de ofertar cursos profissionalizantes nas áreas de costura, confeitaria e panificação, mecânica de automóveis, vendas, informática, solda e instalações elétricas. Os cursos profissionalizantes são gratuitos e realizados de maneira paralela ao ensino básico, em parceria com instituições do município: Associação Beneficente Abadeus, Bairro da Juventude, Satc e Senai.

 

As aulas serão realizadas no período noturno, em três unidades educacionais: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rubens de Arruda Ramos (3442-6490), EMEB Profª. Lili Coelho (3478-7895) e EMEB Paulo Petruzzelis/Bairro da Juventude (3403-2718). No período vespertino, as aulas ocorrerão na Escola de Educação Básica (EEB) Engº. Sebastião Toledo dos Santos/Colegião (3442-6490). Para se inscrever, basta entrar em contato com as escolas pelos telefones. “A EJA, junto aos cursos profissionalizantes, é uma grande oportunidade, pois é por meio do aumento da escolaridade que os jovens podem desenvolver novas habilidades capazes de transformar sua esfera profissional”, afirma o secretário municipal da Educação, Celito Cardoso.

 

Em 2023, em Criciúma, a EJA atendeu mais de 1 mil alunos, sendo que ao longo do ano foram realizadas duas formaturas. Segundo a coordenadora da EJA, Joice Poerschke, “o objetivo é ampliar a inclusão das pessoas na sociedade através do aumento da escolaridade e, por consequência, facilitar o acesso das pessoas na melhoria das suas condições de empregabilidade”. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que 1 mil estudantes sejam atendidos pela EJA em 2024.