Estrutura oferece programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer
Inaugurado no dia 15 de setembro de 2018, o Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), atende os criciumenses com programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, entre outros atrativos gratuitos ofertados nos períodos matutino, vespertino e noturno. Em seis meses, a entidade, inaugurada pelo Governo de Criciúma e administrada pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), já beneficiou mais de 4,5 mil moradores.
A estrutura de 3 mil m² está localizada na rua Karl Marx, no bairro Progresso, e custou R$ 1.902.783,94, com recursos do Governo Federal. A Praça CEU conta com quadra poliesportiva, pista de skate, pista de caminhada, playground, duas salas multiuso para oficinas, salas administrativas, sala multimídia com computadores, biblioteca, anfiteatro e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Conforme a coordenadora da Praça CEU, Priscilla Amboni Pizoni Licastro, o local contempla as pessoas com atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 0 a 17 anos, Clube de Mães, Grupo de Idosos, aulas do Programa Afasc Ritmo e Saúde, entre outras atividades. “O espaço mais fascinante e requisitado é sem dúvidas o Cineteatro, que comporta 58 pessoas sentadas e possui uma tecnologia de última geração. As sessões de cinema estão sempre lotadas e as oficinas de teatro começaram a partir do mês de março deste ano”, explica.
A Praça CEU desenvolve ações em parceria com as Associações de Moradores dos bairros Progresso e Cidade Mineira Velha, entidades privadas, além do Projeto Social Aton. Informações sobre os serviços prestados no local podem ser obtidas através do telefone (48) 3442-0922.
Texto e fotos: Jhulian Pereira