Por sua contribuição à educação, Luciane Ceretta é homenageada no Legislativo de Urussanga
O empenho na defesa das Universidades Comunitárias pela reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, foi reconhecido mais uma vez. Agora, ela recebeu Moção de Apoio proposta pelo vereador de Urussanga, Elson Roberto Ramos, entregue durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (17/10), na sede da Casa Legislativa.
Ao agradecer o reconhecimento, Luciane ressaltou o seu amor por Urussanga e pela educação. "Esta cidade está no seu coração e me sinto em casa aqui, onde tenho grandes amigos. Eu acredito na educação como a principal estratégia para o desenvolvimento pessoal e humano, que permite que as pessoas encontrem as suas próprias soluções e a tomarem as suas decisões, portanto, luto continuamente pelo acesso dos estudantes ao ensino superior", comentou.
"Além de reitora da Unesc, também presido uma associação com 14 instituições comunitárias, com mais de 142 mil acadêmicos, e o faço acreditando que o acesso e a permanência desses estudantes promoverão o desenvolvimento social econômico, cultural e ambiental das nossas cidades, do nosso estado e do nosso país. Quando recebo uma moção que faz referência a essa trajetória de lutas pela educação, esse gesto produz especial emoção e grande significado, porque tenho dedicado os meus dias, com muita gratidão, pelo privilégio de lutar pela educação, porque é ela quem mudará, transformará o mundo", acrescenta.
As Universidades Comunitárias, representadas pela Acafe, que têm Luciane Ceretta como presidente, são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina há mais de cinco décadas. Além disso, essas instituições não possuem fins lucrativos e reinvestem todo o resultado econômico e financeiro na promoção do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Inovação, gerando retorno direto para a sociedade.
Na justificativa, o vereador lembra que Luciane tem forte atuação junto às Universidades Comunitárias que formam profissionais qualificados e contribuem com o desenvolvimento da região.
"Esta moção é uma forma de valorizar o excelente trabalho prestado pela reitora. Devemos valorizar as Universidades Comunitárias e falar da Acafe é citar mais de 100 mil alunos em nosso estado. Por isso, é necessário homenagear esta grande mulher, representante da Acafe e da Unesc, que sempre batalhou pela educação catarinense", disse.
Forte atuação
Além de reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta também representa as Universidades Comunitárias como membro dos Conselhos de Educação Estadual (CEE/SC) e Nacional (CNE). Ela também é vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Abruc) e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Comunitárias Brasileiras (CRUB).
"As Universidades Comunitárias, com destaque para a Unesc, aqui na região, prestam um serviço de grande relevância à sociedade. Com a aprovação unânime da Moção, a Câmara de Urussanga manifesta apoio integral ao trabalho realizado pela reitora Luciane Ceretta à frente da Universidade e da Acafe", salientou o presidente da Câmara, Daniel Rejes Pereira Moraes, o Nel.