Policial Militar salva recém nascido engasgado com alimento
Na manhã desta quarta-feira, dia 15 em Nova Veneza por volta das 8 da manhã, uma mãe, visivelmente desesperada com seu bebê de 17 dias de vida nos braços, que havia se engasgado instantes antes, procurou ajuda no quartel do 2º Grupo da PM em Nova Veneza.
A jovem mãe chegou ao local a pé, aos prantos, juntamente com a vizinha que tentava lhe auxiliar, e ao tocar a campainha do quartel e foi atendida pelos policiais que assumiam o serviço nesta manhã. Ela relatou brevemente que seu bebê nascera com dificuldades respiratórias, ficando os primeiros dias de vida na UTI do Hospital Santa Catarina. A criança havia se engasgado durante a amamentação e sem saber como proceder, e por morar próximo ao quartel, se deslocou para pedir ajuda.
Os policiais prontamente prestaram os primeiros socorros no bebê, inclusive um dos policiais, o Cabo Soares, precisou pular a cerca do quartel, já que naquele horário não há expediente administrativo no local e por isso o portão encontrava-se trancado.
Já em contato com o bebê, o militar procedeu à manobra de primeiros socorros, conhecida como "Manobra de Heimlich", tendo obtido êxito na execução fazendo com que a criança voltasse a respirar.
Toda a ação durou cerca de dois (dois) minutos e por fim a criança foi levada ao Hospital São Marcos em Nova Veneza para atendimento médico.
Já no hospital, a médica de plantão relatou que os procedimentos de primeiros socorros executados pelo policial militar e o deslocamento imediato ao pronto socorro foram vitais para o sucesso no socorro do bebê que ficou em observação no hospital.