Há cerca de 25 dias no comando do posto da Polícia Militar na grande Santa Luzia, o sargento juliano Severo de Freitas está montando um planejamento de trabalho na comunidade.
O posto conta três policiais militares e mais o apoio da radio patrulha. Temos três pilares, o primeiro é o preventivo. Temos que conhecer as lideranças, comerciantes e a comunidade para trazer elas junto de nós para fazer um trabalho conjunto. Queremos incentivar a rede de vizinhos que é modelo, e vai contribuir com a segurança, por isso a parceria é muito importante.
O segundo pilar será a repressão, vamos trabalhar com revistas e abordagens de pessoas suspeitas, fazer operações de transito. Não queremos multar e nem somos uma fábrica de multas, muitos atos ilícitos começa pelo transito. Temos como exemplo a recuperação de vários veículos roubados. A apreensão de drogas e armas são feita em vários veículos, e ultimamente mostra a necessidade das barreiras e abordagens, principalmente quando temos suspeitas e informações. A nossa presença nas escolas, unidades de saúde, no comércio faz parte do segundo pilar.
O terceiro pilar é a divulgação das nossas ações nas redes sociais, instagran e Facebook, assim tornamos conhecidos nossas ocorrências que obtemos êxito, isso contribui e da credibilidade que a população passa a ter na Polícia Militar. precisamos unir as famílias e trazer as pessoas de bem para o nosso lado, enfatiza Severo.
Graças ao bom trabalho dos nossos policiais da grande Santa luzia, não temos reclamação de nenhum deles sobre ações que viesse a prejudicar o cidadão de bem. Nossa rede de Vizinhos será implementada nos bairros e até em ruas. Se tiver uma rua com dez moradores já pode participar da rede. Vamos fazer várias reuniões explicando o nosso trabalho. As placas terão um pequeno custo que varia entre R$ 12 a 15 reais. A logomarca será fornecida por nós, tudo padronizada explica o sargento Severo.
Um fato curioso chamou a atenção, no momento da entrevista houve um chamado pelo celular via rede de Vizinhos sobre um veículo suspeito. A entrevista foi interrompida e os suspeitos foram abordados pelo sargento e o policial Gili. Foi encontrado drogas, e o veículo guinchado por estar sem condições de trafegabilidade.
Texto e fotos: Gentil Francisco