Criciúma - Desde que precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São José, devido a uma pneumonia, Rodrigo Koch de 18 anos, natural de Braço do Norte, virou o “Xodó” da equipe da unidade.
Hoje 80 dias após o início do tratamento a equipe resolveu fazer uma surpresa para o paciente.
Logo pela manhã quando recebeu a visita da terapeuta ocupacional do HSJosé, Angela Cristina, para iniciar o atendimento; contou que estava muito animado, pois sabia que haviam preparado uma surpresa para ele, e foi logo pedindo música. Entre um gesto e outro com as mãos, Rodrigo perguntava sobre a surpresa.
“Rodrigo é um menino muito querido por todos nós da equipe. Como ele sabe que estamos em época de natal, pediu para que trouxéssemos enfeites, árvore de natal e pisca-pisca para decorar o seu quarto e assim fizemos. É importante para gente também, ver a alegria no rosto dele e consequentemente a sua melhora”, ressalta a terapeuta.
Nas paredes do quarto, fotos com as médicas que cuidam do seu caso e com todas as pessoas que o acompanham neste processo, além de desenhos que ele mesmo pinta, estão espalhados para alegrar o jovem.
Mas hoje o dia de Rodrigo foi diferente e especial como ele, a própria equipe decidiu comprar presentes e pediu que um colega se vestisse de papai noel, pois essa era da sua vontade, receber a visita do bom e querido velhinho.
Durante a preparação para que o “Papai Noel” aparecesse, a ansiedade tomou conta; todos estavam ansiosos para ver qual seria a reação de Rodrigo; que batia palmas e expressava muita alegria quando viu a chegada de tão esperado Noel.
“ É o Papai Noel, ele chegou com presente dizia Rodrigo”.
A alegria “contagiou o quarto” e todos aplaudiram por ver a felicidade do jovem, que abraçou Papai Noel e foi logo abrindo o saco para ver os presentes que havia ganho.
“Rodrigo ainda precisa de alguns cuidados, mas a melhora dele é nítida. Esta evoluindo a cada dia, foi um longo trabalho até aqui. Todo tratamento incluindo a terapia ocupacional ajudou muito ele, e a gente fica muito feliz com isso”, ressalta uma das médicas intensivistas que cuida do caso de Rodrigo, Elisa Barbosa (CRM 15137/ RQE 12422).
Depois da grande chegada; o momento da sessão de fotos foi necessário e claro, o registro junto ao paciente que cativou o coração de todos os profissionais que atuam diariamente no cuidado com o amável e doce Rodrigo, não pode faltar.
Texto e foto: Katia Farias