Observatório Social apresenta números do 3º trimestre em Criciúma
Destaques continuam para a redução da devolução da Câmara e arrecadação da Saúde e Educação na Prefeitura
Assim como fez nos primeiros trimestres deste ano, o Observatório Social de Criciúma entrega à população os números do que foi arrecadado e empenhado no terceiro trimestre de 2021 pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura de Criciúma.
Os destaques nos números dos primeiros nove meses do ano ficaram para a redução na devolução por parte da Câmara de vereadores e a redução dos números arrecadados na Saúde de Criciúma esta, uma alteração já esperada, pelo fato de que em 2020 muitos recursos referentes à pandemia foram arrecadados e chegaram aos cofres da prefeitura.
Os números do relatório são comparados sempre com o ano anterior. “Em nossos relatórios referentes a 2021, o que mais nos chama a atenção, sempre em comparação com 2020, foi uma redução na devolução por parte da câmara municipal dos valores repassados. A redução dos repasses é uma antiga reivindicação da sociedade criciumense”, explica o presidente do Observatório Social de Criciúma, Mauro Losso.
Com relação à arrecadação municipal até então, era aguardada uma redução na área da saúde, e que efetivamente ocorreu, sempre comparado ao ano anterior. “Chama a atenção também o aumento substancial de arrecadação na área da educação. No total, houve um incremento de arrecadação se comparado a 2020 de 4,93%. Temos que considerar que a base de cálculo, ou seja, os valores do ano passado estavam bem alavancados com os repasses havidos na área da saúde”, explica Losso.