Cerimônia ocorreu no Teatro Municipal Elias Angeloni. Foram empossados 78 novos agentes comunitários de saúde
A tarde desta quarta-feira (5) foi muito especial para os 78 novos agentes comunitários de saúde de Criciúma. Os profissionais foram empossados no Teatro Municipal Elias Angeloni e atuarão nos bairros em que residem. Os agentes foram escolhidos por meio do processo seletivo 008/2019.
Uma das empossadas foi Marineusa Rosa Neurnberg. A nova profissional afirma que seu sonho sempre foi ser Agente Comunitária de Saúde. “É uma forma de contribuir com o meu bairro. Eu já fazia isso na minha rua. Eu cuidei por dez anos da minha mãe, que tinha Alzheimer, e quando ia buscar os seus medicamentos, já pegava dos meus vizinhos também. Eu acho que a pessoa se sente melhor quando ajuda alguém”, ressaltou.
Os profissionais são responsáveis por realizar visitas nas áreas de cobertura e sugerir melhorias para as comunidades. “Os agentes serão um elo entre os moradores dos bairros e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles serão os nossos olhos para enxergar os problemas das áreas de cobertura”, frisou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou o termo que deu posse aos profissionais durante a cerimônia. “Vocês são a ponta da nossa saúde. São vocês que têm contato com os mais de 200 mil habitantes de Criciúma, e desta forma, representam a Administração Municipal e trazem as solicitações da população até a secretaria. A saúde da nossa cidade está melhorando cada vez mais, porém o papel de cada profissional soma ainda mais para o município atingir a excelência”, discursou o prefeito. Após o evento, os agentes também acompanharam uma palestra com a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.
Texto e fotos: Ana de Mattia