Novo Acelerador Linear altamente moderno chega ao HSJosé
Tratar o câncer requer uma série de cuidados e suporte em vários aspectos, sejam eles medicações ou auxílio profissional. Em diversos casos, há a necessidade de equipamentos com alta tecnologia para auxiliar no tratamento, como o acelerador linear, responsável pela radioterapia que auxilia no tratamento de alguns pacientes em tratamento da doença.
O HSJosé de Criciúma, há mais de 20 anos é referência no tratamento oncológico, dispondo de equipamentos com alta tecnologia para auxiliar no processo de cura do câncer.
Com um serviço atuante, uma equipe especializada e qualificada, a radioterapia do HSJosé atende mais de 100 pessoas todos os dias e dispõe de três Aceleradores Lineares para realização dos tratamentos radioterápicos.
O primeiro equipamento instalado no hospital foi em 1999; desde então, o aparelho funciona no atendimento e tratamento das pessoas.
Em 2015, um segundo acelerador linear com novos recursos e de alta tecnologia chegou ao hospital para acabar com a fila de espera e realizar novos procedimentos na área oncológica, como radioterapia de intensidade modulada e radiocirurgia.
Constantemente, o HSJosé busca melhorar seu parque tecnológico e consequentemente contribuir no tratamento dos pacientes vindos de toda região da AMREC e AMESC (43 municípios), que vem até o HSJosé para realizar seus tratamentos nos dois equipamentos do hospital.
Desta forma, vislumbrando aprimorar seu parque tecnológico, o HSJosé adquiriu em novembro de 2021 um novo acelerador, um dos mais modernos do Brasil na atualidade, com tecnologia americana.
O novo equipamento já está instalado na instituição e estará disponível para o tratamento de pacientes em julho.
O equipamento
Com alta tecnologia, o acelerador Linear digital, Vital Beam, da empresa Varian, principal fabricante de equipamentos de radioterapia no mundo, possibilitará realizar tratamentos radioterápicos com maior precisão e rapidez, diminuindo assim o número de sessões que o paciente até então precisaria fazer no aparelho que chegou para o hospital em 2015. “Com este novo equipamento, vamos conseguir também diminuir os efeitos colaterais dos pacientes e o número de sessões. Por exemplo, para tratar um câncer de próstata, seria necessário uma média de 30 sessões de radioterapia, este equipamento vai permitir que se faça em cinco sessões apenas. Isso é um ganho e um excelente benefício, principalmente para o paciente”, aponta Dr. Felipe Kuhen, médico radioterapeuta, responsável pelo serviço de radioterapia do HSJosé.
O novo acelerador, também vai permitir tratamentos de radiocirurgia para lesões pulmonares ou de coluna em uma única sessão de 15 minutos apenas; ou de múltiplas lesões cerebrais simultaneamente. “O aparelho entrega a dose de tratamento três vezes mais rápido que o acelerador que já temos. Um ganho significativo para o paciente que trata este tipo de patologia” ressalta o especialista.
Para permitir esse tipo de tratamento, em poucas sessões, um dos diferenciais do equipamento, possui mesa 6D, na qual é possível um posicionamento mais preciso do paciente no momento da irradiação.
Outra diferença do aparelho é a presença de braços robóticos para aquisição de imagens de tomografia (Conebeam CT), segundos antes da aplicação, permitindo a localização exato tumor no momento da aplicação da irradiação. “Uma outra tecnologia presente no acelerador linear, é um sistema por infravermelho que consegue sincronizar a irradiação de acordo com cada fase da respiração, sendo importante no tratamento de tumores de pulmão”, pontua Kuhen.
O diretor administrativo do HSJosé também explica, que o HSJosé por meio de sua diretoria, busca constantemente estar à frente na busca por novas tecnologias. “Nosso parque tecnológico oferece qualidade e excelentes equipamentos. A aquisição deste novo acelerador linear foi possível, devido ao total apoio do Ministério da Saúde com aprovação do projeto e empresas que contribuem com o hospital também”, enfatiza o Ferrari.
Com o funcionamento do novo equipamento o HSJosé não irá mais fazer uso do equipamento instalado na entidade em 1999.
Referência em atendimento oncológico
Referência no serviço de Oncologia, o HSJosé investe constantemente em melhorias. Um parque tecnológico moderno com equipamentos de ponta como nos melhores hospitais do Brasil estão entre as prioridades da instituição; todo investimento visa melhorar o atendimento ao paciente sempre. “Trazer melhorias para o atendimento aos pacientes, sempre foi nosso objetivo. Somos referência para serviços de Alta Complexidade em várias especialidades médicas, temos um número significativo de atendimentos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos; e é por este motivo que temos a preocupação de oferecer os melhores equipamentos, bem como profissionais altamente qualificados, que auxiliem no tratamento e atendimento necessário aos pacientes”, aponta Laércio Regis Ferrari, diretor administrativo do HSJosé.
Para que equipamentos sejam adquiridos, muitas vezes é necessário também, realizar adequações na entidade. Como foi o caso da casamata, local onde o acelerador linear será instalado; construído com recursos do próprio hospital.
Todo investimento, visa auxiliar os médicos nos tratamentos aos pacientes, como é o caso do novo acelerador linear que chegou nesta quinta-feira, dia 22, na entidade.
Apoio do setor de Captação de Recursos
Para que o hospital continue evoluindo e contribuindo com o atendimento aos pacientes, um setor de fundamental importância para entidade, e que vem desempenhando um papel essencial na busca por recursos, é o setor de Captação de Recursos. O grupo busca por meio de projetos, apoio para compra de equipamentos, reformas necessárias e também custeio de serviços. Desta forma, nos últimos anos foi possível ampliar e melhorar todo parque tecnológico da Instituição.
Saiba mais:
A inauguração do novo acelerador linear do HSJosé será realizada nesta sexta-feira, dia 1º, a partir das 10h, no setor de radioterapia da instituição. A cerimônia contará com a presença de autoridades e das empresas doadores parceiras.
Texto e foto: Katia Farias.