Mulheres Policiais Civis participam de Happy Hour Rosa
O fim do expediente das mulheres policiais civis da Região de Criciúma foi diferente na quarta-feira (26/10/22). O efetivo feminino das Delegacias dos 12 municípios da 6ª Regional de Polícia Civil participou do evento Happy Hour Rosa, ação em alusão ao Outubro Rosa. Além de terem sido recebidas com um café de final de tarde, as agentes, escrivães e psicóloga da instituição foram prestigiadas por uma atmosfera de conexão e acolhimento.
Quem comandou o momento foi a psicóloga/mestre, Fernanda de Souza de Oliveira Fernandes, especialista em Psicologia Hospitalar, Psico-oncologia, Cuidados Paliativos e Terapeuta Integrativa. Ela falou sobre o autoconhecimento como estratégia de prevenção das doenças físicas e emocionais. A agente de Polícia Civil, Daniela Castelan, reconheceu a ocasião como um momento íntimo só das mulheres policiais e destacou: “O fato de tirarmos um tempo somente para nós já pode reduzir em 30% a chance de termos um câncer”. A Dani ainda deixou o convite: “Se conheça, se cuide, se ame!”.
Entre os aprendizados com as orientações, conversas e trocas de experiência, a emoção tomou conta. As policiais civis, Creusa Maria Longuinho e Rosemary Pierri, foram homenageadas com flores e carinho das colegas por terem sido pacientes oncológicas e estarem recuperadas. Ambas são da carreira de agente de polícia e, mesmo fora da ativa, não deixam de manter seus vínculos com a instituição da qual fizeram parte por cerca de 40 anos de atividade profissional.
O evento da 6ª Delegacia Regional recebeu cerca de 50 mulheres de seu efetivo e contou com a presença da Delegada Geral da Polícia Civil em exercício, Ester Fernanda Coelho, e a Delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das Delegacias da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso do Estado. A ação ainda contou com a parceria do Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol/SC) e Associação Recreativa dos Policiais Civis da Região Carbonífera (Arpoc).
Textoe fotos:Taize Pizoni de Souza