Os estudantes da Escola de Educação Básica Irmã Edviges, de Criciúma, vivenciaram uma tarde especial nesta quinta-feira (10/10), com direito a brincadeiras, contato com o meio ambiente e novos aprendizados. A proposta, feita pelo Mope (Movimento pela Paz Estudantil), do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, levou 150 crianças para uma visita ao Horto Florestal José Milanese. Foram quatro atividades lúdicas e de interação com o ambiente ao redor.
A ação faz parte do projeto pensado para transformar o cenário escolar. Aos 8 anos, Heloisa Gregório Barreto já é apaixonada pela natureza e sabe a importância das plantas e dos animais. “O contato com o verde nos tira da rotina e ensina muita coisa. Na cidade não temos ar puro, não vemos os animais e não nos deparamos com tantas plantas. Sabemos que será cada vez menos, é importante aproveitar”, afirma.
O dia especial fora da sala de aula foi intitulado de “Plante árvores e cultive flores” e contou com o apoio de acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade, que preparam quatro momentos:
- Trilha: o momento oportunizou um contato direto com o ambiente do Horto. Durante 30 minutos, os estudantes se deparam com pássaros, insetos e plantas por diversos caminhos do local.
- Trilha guiada: hora de visitar as estufas e conhecer as espécies de plantas cultivadas no espaço.
- Teoria da vida: uma brincadeira em roda sobre o mundo animal. A ideia é sortear um cartão para cada participante. Em um lado contém o desenho de um animal e no verso curiosidades sobre o ser vivo. Uma vez por rodada o dono do cartão compartilha o que conhece e as informações que tem com os outros participantes.
- Atividades lúdicas: uma pequena pausa nas conversas sobre o meio ambiente para brincar. Atividades com bola, corrida de saco, pega-pega e outras brincadeiras.
Mudanças que vão além do cenário escolar
O Movimento pela Paz Estudantil chega ao seu segundo ano. A diretora da escola, Silvia Conceição Reis Spillere, destaca as ações desenvolvidas como positivas. Para ela, o engajamento dos estudantes representa o sucesso da iniciativa. “A cada encontro plantamos sementes. O envolvimento dos estudantes tem sido grande, com importantes diálogos sobre pontos fundamentais para a formação pessoal de cada um deles”, ressalta.
Durante oito encontros, 12 eixos de conhecimento estão sendo abordados: Acreditar em si mesmo; Preservar a amizade; Respeitar as diferenças; Cuidar dos animais; Estar presente na vida dos filhos; Saber selecionar as informações; Ame, sorria e abrace; Cultive flores e Plante árvores; Alimente-se bem; Movimente-se; Dê a preferência, e Seja solidário.
O integrante do projeto, Antônio Carlos da Rosa Silva conta que o Movimento tem superado as expectativas, impactando positivamente os estudantes e suas famílias. “Percebemos transformações, principalmente quando uma turma que era considerada com dificuldades passa a ter crescimentos no comportamento, diminuição do bullying, respeito ao próximo, convivência harmoniosa e outros pontos fundamentais para a formação do cidadão”, frisa.
Na escola, o Mope chegou por meio do projeto Nepre (Núcleo de Prevenção e Atenção Educação e Prevenção), onde a escola faz uma leitura do ambiente interno e promove atividades nas temáticas necessárias, como depressão, violência, respeito e igualdade.
O Movimento pela Paz Estudantil faz parte do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade e conta com a participação dos residentes Lorhan da Silva Menguer e Luiza Borges Rodrigues. A coordenadora do Nepre na escola, Maria Dolores Dnski, acompanhou a ação no Horto.
Texto e foto: Comunicação Unesc