Moradores agradecem policiais que salvaram de um incêndio em um prédio de Criciúma
Na tarde desta segunda-feira, 18, o 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), recebeu a visita de dois moradores de um Edifício da área central de Criciúma, na qual teve um de seus apartamentos incendiados na tarde do dia 12 de julho de 2022, os senhores Sandrigo Cardoso Costa, 46 anos, síndico do Edifício e Pedro Álvares Salvador, 67 anos, morador.
A visita deu-se em gratidão ao serviço prestado pela Polícia Militar, em especial pelos três primeiros policiais militares, que estavam em patrulhamento próximo do prédio e prestaram o primeiro atendimento, após ver a fumaça saindo pela janela do apartamento.
A guarnição era composta pelos soldados Malgarise e Kaue, que ao chegarem no local entraram no prédio e subiram até o andar onde estava o foco do incêndio, iniciando a evacuação dos moradores, bem como o combate ao incêndio. Em seguida, chegou outro policial, sargento Edno, em apoio, que também ajudou na evacuação dos moradores e socorro às vítimas. Na sequência, com a chegada do Corpo de Bombeiros ao local, iniciou-se o combate ao incêndio.
Conforme o síndico, ‘’o edifício é habitado por muitos idosos e com a chegada rápida dos policiais foi possível agilizar a evacuação do prédio tomado pela fumaça, para que não ocasiona-se mais vítimas’’. De acordo com os policiais, foram retirados mais de 50 moradores e ainda na evacuação do prédio, uma moradora idosa precisou ser levada no colo, pelo soldado Malgarise, devido à dificuldade em descer as escadas do edifício.
Por fim, foram conduzidos ao hospital vários moradores que inalaram fumaça, bem como um homem que sofreu diversas queimaduras pelo corpo, pois estava dentro de um apartamento consumido pelas chamas. Os três primeiros policiais que chegaram ao local também precisaram de atendimento médico, por consequência da fumaça toxica inalada, mas logo foram liberados e passam bem.
Com isso, os moradores fizeram questão de passar no 9º BPM, para agradecer pessoalmente os policiais pela ação corajosa realizada pela PM naquele dia, na qual poderia ter custado vidas.