Morador de Criciúma colhe aipim gigante no quintal pesando cerca de 20 kg

Morador de Criciúma colhe aipim gigante no quintal pesando cerca de 20 kg

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Barbara, Ricardo Gaspar foi surpreendido no sábado dia 28 quando colheu uma mandioca “Gigante em seu quintal medindo cerca 90 centímetros e pesando 19.800 gramas”.

Seria mais uma cozinhada de aipim que eu pretendia fazer, mas quando fui arrancar, senti a diferença do outro pé que eu havia arrancado. Comecei a cavar ao lado para facilitar a saída, mas mesmo assim não consegui. Como eu estava sozinho e não tinha força suficiente para arrancar, chamei o meu funcionário pra ajudar.

Começamos a puxar com uma alavanca improvisada, e quando começou a sair da terra ficamos emocionados com o tamanho e o peso dela. Os dois pés pesaram cerca de 50 kg e essa grandona mediu 90 centímetros e 19.800 kg. Foi uma alegria enorme, porque o normal é cerca de 30 centímetros, e essa mediu 90 centímetros, e todas foram plantadas da mesma forma, ressalta Ricardo, que mora há 56 anos no local.

A terra é normal, e no quintal eu sempre cultivei banana e verduras. Esse aipim eu plantei faz um ano e oito meses. Como era muito aipim, eu doei para os vizinhos, essa grandona já fritamos e cozinhamos. As pessoas perguntam, não é dura pra cozinhar¿ Eu respondo, a minha não, eu aprendi com os mais antigos, que o segredo para o aipim ficar mole é não cortar a rama, por isso o aipim fica bom na hora de cozinhar ou fritar, pontua Ricardo.

Se fosse um peixe grande, as pessoas iriam falar que comprei na peixaria, mas essa é uma historia verdadeira de plantador, brinca Ricardo.