Lideranças comunitárias e comerciantes pedem mais segurança na Grande Santa Luzia

Lideranças comunitárias e comerciantes pedem mais segurança na Grande Santa Luzia
Reunião no Centro Comunitário da Mineira Velha

A grande Santa Luzia distante sete quilômetros do centro de Criciúma contempla cerca de 15 bairros, com cerca de 36 mil habitantes não para de crescer a cada dia. Nesses bairros mais de 900 estabelecimentos comerciais distribuídos entre vários segmentos da cadeia do comércio, serviços, indústrias dentre outros.

No momento a região está sofrendo com os assaltos constantes a mão armada, a falta de segurança é notada a cada dia pela população e comercio em geral. A região da grande Santa Luzia tinha um efetivo de vinte policiais militares não faz muito tempo, mas infelizmente hoje só tem quatro policiais para fazer a segurança.

Com o objetivo de resgatar a segurança nos bairros foi feita uma grande reunião na segunda-feira dia 29 no centro comunitário do bairro Cidade Mineira Velha, que reuniu o Conseg, lideranças comunitárias de vários bairros da região, comerciantes, vereador e polícia militar.

Vereador Salezio Lima participou da reunião e se colou a disposição para judar

A pauta não poderia ser outra a não ser a falta de policiais que reduziu drasticamente nos últimos dias. O capitão Peruch disse que a falta de policiais é atribuída às aposentadorias e muitos estão indo para a reserva. Também informou que deverão chegar novos policiais só em 2024. Eles virão através de concurso publico e também da formação dos mesmos. Estamos trabalhando com o que temos no momento. Nos últimos dias estamos intensificando as barreiras aqui na Santa Luzia, e vamos procurar fazer mais com o que temos no momento ressaltou o capitão. 

Capitão Peruch falou da redução da PM

A falta de contato com os policiais no comércio também foi abordado pelas lideranças. Antes os Pms ia no comercio pegar as assinaturas e nem isso é feito mais. Essa era uma forma de inibir os meliantes que viam a viatura circulando, coisa que não acontece mais na nossa região, lamentou o representante do CDL na grande Santa Luzia Renan Tramontin. Estamos unidos com as lideranças para buscar e defender o que é nosso, estamos presidindo o Conseg para unir forças em torno da segurança, e essa luta não é só nossa, é de todos, pontuou a presidente Albertina Barbosa Borges (Bete). 

Em pé Renan Tramontin da CDL contribuindo com a segurança

Em breve será montada uma base da Polícia Militar no Centro Comunitário da Mineira Velha que servirá para os bairros Mineira Nova, Mina União, e uma base que vai ser dentro da Escola Estadual Irmã Ediviges. Essa viatura que ganhamos para atuar nesses bairros vai contribuir e muito com a segurança das pessoas de bem e do comercio local. A nossa luta por mais segurança nunca parou, e agora com a ajuda dos comerciantes, das lideranças e do Conseg, podemos conseguir melhorar a situação que está critica, frisou o presidente do bairro Mineira velha e vice-presidente da UABC e representante da FAMESC, (Federação das Associações de Bairros na região Sul Gentil Francisco).